Conheça as propostas dos prefeitáveis de Porto Velho para o meio-ambiente; rio Madeira secando; assédio sexual derruba ministro; Governo da Itália homenageia moradora de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rio Madeira
O cenário em Rondônia, na Amazônia e em outras partes do país, era inimaginável até alguns anos atrás. O rio Madeira, outrora caudaloso e de forte correnteza, alcançou essa semana a triste marca de menos de um metro de profundidade. Ele chegou a cota de 96 centímetros na última quinta-feira (5), em Porto Velho, conforme o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A triste ironia do destino é que o velho Madeira atingiu essa cota na data em que se comemorou o Dia da Amazônia, criada para chamar atenção do mundo para a preservação de um dos mais importantes biomas do planeta.
Nada a celebrar
Mas temos muito, mas muito pouco mesmo, a comemorar. Queimadas, seca, animais mortos, peixes lutando por oxigênio, fakes news, garimpo ilegal e, o pior de tudo, gente que coloca fogo e nega o que estamos vivendo. No topo disso tudo, uma classe política que não tem coragem de punir quem invade áreas de proteção, terras indígenas, joga agrotóxicos nas nascentes e rios, ou seja, os criminosos ambientais. É de cortar o coração vermos um rio como o Madeira chegar nessas condições, quando sabemos que ele abriga a maior quantidade de espécies de peixes no mundo, cerca de 800, e em torno de 40 ainda são desconhecidas da ciência, conforme levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia. Ainda vamos nos arrepender muito pelo que estamos fazendo com esse rio.
Dia da Amazônia
Nas cidades de Rondônia, o Dia da Amazônia passou tão despercebido que a maior parte da população nem se lembrou que esse dia existe. Todos estão mais preocupados em conseguir respirar um pouco de ar puro em meio a fumaça que está dominando, há semanas, o nosso Estado. O Governo Estadual e o Federal têm procurado conter o avanço do fogo em algumas áreas de Rondônia, porém, não conseguem dar conta de tudo. São muitos os focos e, muitos, feitos por ação humana. Aí fica difícil!
Chuva celebrada
Mas em meio à toda esse inferno em chamas, os moradores de Guajará-Mirim comemoraram como nunca a chuva que caiu na cidade, após semanas sem uma gota do céu. Teve gente dizendo nas redes sociais que nunca sentiu tanta saudades das goteiras dentro de casa. Na capital também estamos sentindo falta das goteiras no telhado das residências. Torcer para que São Pedro também contemple os portovelhenses com uma boa chuva, ninguém vai reclamar!
Meio Ambiente
Meio-ambiente é um tema que deve dominar as discussões mundiais, com mais intensidade, daqui para frente. A coluna então, resolveu perguntar aos candidatos à Prefeitura de Porto Velho, o que pretendem fazer em relação à questão ambiental na capital rondoniense.
Benedito Alves
O candidato Benedito Alves(Solidariedade) informou que um dos pontos do programa de governo dele é criar o Programa de Governança Ambiental: Contendo 6 Eixos: 1) Água Fresca (recuperação de nascentes); 2) Florada (árvores e flores); 3) Ar Puro (combate a poluição); 4) Solo Fértil (correção e adubação do solo); 5) Patas e Asas (proteção e tratamento de animais abandonados e silvestres); 6) Mapa da Mina: proceder levantamento e incentivar legal e sustentavelmente a exploração de minérios no município. Além disso, quer também fazer a arborização e ajardinamento das praças, ruas e avenidas e parques de Porto Velho. Quer criar ainda o Banco de sementes e mudas, visando o reflorestamento de áreas degradadas.
Samuel Costa
Samuel Costa, candidato pela Rede, também tem a preocupação ambiental no seu plano de governo para Porto Velho. Ele pretende focar nos seguintes eixos: Regulamentação e implementação da Política Municipal de Mudanças Climáticas, Serviços Ambientais e Biodiversidade, para buscar os recursos advindos do crédito de carbono; Implantação da coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis; Implementar a arborização urbana (Porto Velho tem o Plano Diretor de Arborização Urbana-PDAU); Fomentar agroecologia para produção de alimentos orgânicos; Por último o resgate da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com plano de carreira na área ambiental, concurso público e o reenquadramento dos agentes de educação ambiental, para analistas ambientais, igual ao ICMBIO, para cuidar das áreas de interesses ambientais de Porto Velho e incluir os brigadistas em contrações CLT para combate às queimadas urbanas e incêndios florestais no dentro da cidade).
Euma Tourinho
A juíza Euma Tourinho, candidata pelo MDB, pretende implementar as seguintes ações ambientais em Porto Velho: criar e cultivar hortas e plantar árvores frutíferas em escolas, envolvendo estudantes em atividades de educação ambiental e produção de hortifrutis; implementar novos parques e áreas verdes nas regiões menos arborizadas e mais sujeitas ao fenômeno das “ilhas de calor” e à poluição do ar; Instalar um sistema automatizado de controle e prevenção de alagamentos pela rede pluvial; Implantar núcleos de educação ambiental e eco brinquedotecas em espaços públicos para disseminar práticas sustentáveis, em parceria com o terceiro setor; e adotar medidas racionais para a redução de emissões de gases poluentes, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milênio.
Célio Lopes
O programa de governo do candidato Célio Lopes(PDT) contempla a questão ambiental com destaque para as seguintes iniciativas: implementar programas de conservação e recuperação de rios e nascentes; multiplicação de parques e arborização urbana; distribuição de mudas; repovoamento de rios e igarapés; mitigação de desastres ambientais; estimular a responsabilidade e participação da sociedade no controle da poluição e no consumo responsável, promovendo a conscientização ambiental; promover o uso de energias renováveis nas unidades da prefeitura; Iniciar a renovação da frota de veículos da prefeitura, introduzindo carros elétricos; estabelecer programas de educação ambiental em escolas, postos de saúde e outros espaços públicos; recuperação de áreas degradadas; entre outras ações.
Não merece voto
Os planos de Governo para o meio-ambiente dos prefeitáveis de Porto Velho já são um avanço, afinal, essa preocupação ambiental é algo novo em nossa região. Nunca havíamos passado por uma seca tão intensa e longa, e nem tanta fumaça, proveniente de queimadas, tinha dominado a cidade dessa maneira. Sendo assim, candidato que não falar em meio-ambiente e preservação ambiental não deve merecer o voto de ninguém.
“Vão me chamar de machista”
Quem esteve no Programa Conexão Rondoniaovivo, e conversou com o jornalista Ivan Frazão, foi o advogado Samuel Costa(Rede), candidato a prefeito de Porto Velho. Na conversa, ele não poupou críticas ao seu concorrente no campo da esquerda, Célio Lopes(PDT). Afirmou que não vai atacar a candidata Mariana Carvalho nos debates. “Vão me chamar de machista. É complicado isso! Mas se não mexerem comigo, eu ficarei na minha”, afirmou. A entrevista pode ser conferida neste link.
Bolsonaro em RO
Ainda continuando com a política, quem já fez vídeo anunciando que virá a Rondônia, foi o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele estará no Estado, no dia 25, em Ji-Paraná onde prestigiará os candidatos bolsonaristas da cidade. Depois, seguirá para Porto Velho, visitando os municípios ao longo da BR 364, dando apoio às candidaturas da direita. Na capital rondoniense é grande a expectativa para o encontro de Bolsonaro e a candidata a prefeita, Mariana Carvalho. Nos bastidores, os comentários são de que fará um grande comício na cidade em local a ser definido. Alguns dizem que será no estacionamento do Porto Velho Shopping.
Cantora Pablo
A Coluna entrou em contato com a administração do centro de compras, que desmentiu tal afirmação. Aliás, quem vai estar no dia 28, no shopping, é a cantora Pablo. Imaginem Bolsonaro prestigiando um show da Pablo, em Rondônia. Ia dar o que falar e ser notícia nacional!
Diploma Falso
Uma notícia abalou a política na cidade de Rolim de Moura, famosa por ser berço político de algumas lideranças estaduais, como os ex-governadores Ivo Cassol e Valdir Raupp. O presidente municipal do Partido Liberal (PL), Murilo Borges Rodrigues Soares, denunciou que o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Aldair Júlio Pereira(foto), mais conhecido como Aldo Júlio, do partido União Brasil (UN), teria usado um certificado escolar falso para fazer o registro de candidatura. O diploma teria sido emitido pelo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Aida Fibiger de Oliveira, localizado em Cacoal, Rondônia. Além desse certificado, o prefeito também anexou uma declaração de uma instituição de ensino superior, onde diz estar cursando o terceiro período de Gestão Pública.
Água fria
Porém, a ex-diretora do CEEJA Aida Fibiger de Oliveira emitiu uma declaração de autenticidade que coloca em xeque a veracidade do certificado. De acordo com ela, a assinatura presente no documento apresentado por Aldo Júlio não é reconhecida, além de mostrar desconhecimento sobre a portaria 1255/GAB/SEDUC, que supostamente validaria o certificado. Denúncia cabeluda essa e que já está no Ministério Público e, se for comprovada, é banho de água fria nas pretensões de Aldo Júlio de continuar no comando do município.
Estrela em queda
Uma estrela em ascensão dentro do cenário político nacional está em queda livre. Trata-se do ministro Silvio Almeida(foto), da pasta dos Direitos Humanos, que está enfrentando sérias acusações de assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria outra ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que confirmou ter sido assediada por ele. Depois que o caso veio a público, várias outras denúncias apareceram e a situação de Sílvio Almeida, que nega tudo, ficou insustentável no Governo Lula. Os próximos dias e semanas ainda devem render muitas histórias em torno do ministro, que diante de acusações tão graves não terá muitas opções: ou sai por conta própria ou será tirado do cargo!
Bagattini
O assassinato brutal do dentista Clei Bagattini(foto), 50 anos, continua envolto em mistério. Ele foi morto no último dia 12 de julho, dentro da própria clínica odontológica, no município de Vilhena, onde residia. O suspeito de ter dado os tiros que mataram o odontólogo foi identificado como Maicon da Silva Raimundo, com passagens pela polícia e que se encontra foragido. O criminoso conseguiu escapar da barreira policial e na fuga, próximo a Jaru, baleou um policial e se embrenhou na mata, não sendo mais localizado. Alguns suspeitos de envolvimento no crime já estão presos. Entre eles está Raqueline Leme Machado(35).
Organização criminosa
O Delegado Regional de Vilhena, Fábio Campos(foto), conversou com a coluna, e disse que o assassinato de Clei Bagattini está desvendando uma rede organizada especializada em pistolagem e outros crimes. Ele relatou que esse grupo criminoso pode ser o responsável por vários delitos, inclusive outros assassinatos, que ocorreram no sul de Rondônia.
Logística
Fábio Campos afirmou que a motivação para a morte do dentista ainda é um mistério, mas o que se sabe é que foi encomendado. “Foi um crime de mando e o autor foi o Maicon(foto). O grupo criminoso deu todo o suporte, arrumando uma moto para ele ir à clínica, depois, um outro local para ele trocar de moto e roupas e ir para outra cidade. É um grupo bem estruturado! Acredito que esse mesmo pessoal deve estar acobertando ele. Apesar de falarem que ele está morto, acredito que ainda esteja vivo”, declarou.
Advogados
Outro ponto, destacado pelo policial, em relação à organização criminosa especializada em assassinatos baseada no Cone Sul, é que todos os presos até o momento contam com suporte jurídico. “Não sabemos como essas pessoas sem condições financeiras, têm toda uma assistência jurídica. Acredito que o bando continua dando apoio aos que estão presos. Temos alguns elementos de prova que estão sendo analisados e que podem nos levar à motivação do crime. Na próxima semana, os dois delegados que estão trabalhando no caso devem dar uma coletiva para informar mais detalhes sobre o que foi descoberto até o momento”, informou.
Sementes
Uma ideia que está circulando nas redes sociais e que deveria ser seguida. Quando comer qualquer fruta, guarde as sementes e as jogue nas matas ao lado das estradas. Você estará contribuindo para a arborização dessas áreas e ajudando no reflorestamento com plantas e árvores frutíferas. Nesses tempos de seca e queimadas, é uma forma de ajudarmos a natureza.
Itália
Quem será homenageada, em data a ser definida pelo Cônsul da Itália, com o ‘Titulo de Cavaliere della Stella d"italia, Stella Da Solidariedade Italiana’, é italiana radicada em Rondônia, Giuse Fucco(foto). O título é concedido pela Presidência da República da Itália, pelos serviços realizados ao longo desses anos no Brasil. Giuse foi uma das fundadoras da Casa Família Rosetta, que presta um importante serviço social em Rondônia. Um reconhecimento mais do que merecido. Parabéns, Giuse Fucco!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!