O jornal Rondoniaovivo quer levantar a visão dos leitores frente a um assunto sempre pertinente. Onde você, leitor do jornal, se posiciona dentro do espectro político?
‘Espectro político’ é um sistema pensado para que cada pessoa possa enxergar o próprio posicionamento político em relação aos demais. É uma metáfora emprestada do espectro da luz visível - onde as cores transitam entre si. Cores quentes, como o vermelho, ficam no esquerdo do espectro e cores frias, como o azul, ficam do lado direito.
O espectro compreende a extrema esquerda, passando por esquerda moderada, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita moderada, e termina com a extrema direita. Na enquete, Rondoniaovivo decidiu por incluir o termo ‘apolítico’ - para internautas que acham que ficam de fora do espectro.
FOTO: Agência Pública
Esquerda ou direita?
Embora esquerda e direita não sejam as únicas categorias do espectro, é útil começar por essas noções. As noções de ‘esquerda’ e ‘direita’, para designar posição política, começaram a ser usadas durante a Revolução Francesa. Elas estão relacionadas à posição que cada um dos grupos ocupava fisicamente, na Assembleia Nacional.
À direita do presidente, sentavam-se os apoiadores do Antigo Regime, caracterizado pelos privilégios aos estamentos do clero e da nobreza. À esquerda, situavam-se seus opositores, simpatizantes do iluminismo e da Revolução.
Após a queda do regime na França, os próprios revolucionários dividiram-se em dois grupos. Os girondinos (direita), mais conservadores, defendiam a monarquia constitucional. Já os jacobinos (esquerda), mais radicais, desejavam mudanças profundas e queriam um governo republicano.
* Com conteúdo de Agência Pública.