Lançada na semana passada, a última enquete do jornal Rondoniaovivo buscava apurar o responsável pela péssima qualidade de vida em Porto Velho (RO). Como contou o jornal, a capital de Rondônia é a pior capital para viver - segundo um estudo baseado no Índice de Progresso Social (IPS).
Porto Velho, dentre outras capitais, é a cidade com o pior saneamento básico do país. Como contou o jornal, apenas 9,89% da população porto-velhense recebe o serviço de tratamento de esgoto. Mais da metade dos moradores da capital vivem sem acesso à água tratada. No levantamento com base no IPS, a capital marcou vergonhosos 32,92 pontos no quesito de saneamento - a menor taxa dentre todas as capitais do Brasil - e 43,29 pontos no quesito de qualidade do meio ambiente. Sem água, Porto Velho também não tem ar, visto que, de acordo com dados da empresa IQAir, a capital apresentou a pior qualidade de ar no Brasil.
Na enquete, o jornal Rondoniaovivo listou quatro possíveis culpados pelas condições de vida ruim experienciadas na capital: a Prefeitura, o Governo Estadual, os vereadores e a população. A quinta opção de resposta da enquete (‘todos acima’) apontava para uma junção de todos supracitados.
De acordo com a maioria dos leitores do Rondoniaovivo, todo mundo é culpado pela péssima qualidade de vida na capital. A opção ‘todos acima’ recebeu 1.432 votos na pesquisa de opinião. A Prefeitura de Porto Velho ficou em segundo lugar, com 527 votos. O Governo Estadual ficou em terceiro, tendo recebido 508 votos; a opção ‘a população’ recebeu 474 votos e a opção que culpava ‘os vereadores’ acumulou 230 votos.
Vale lembrar que a enquete é apenas uma pesquisa de opinião pública. Não tem valor científico. Os leitores podem, inclusive, sugerir temas para enquetes comentando nas redes sociais do jornal.