O Governo do Estado de Rondônia publicou neste sábado (06) um decreto que declara situação de emergência em todo o estado por causa da estiagem do Rio Madeira.
De acordo com o decreto, que pode ser conferido na íntegra na galeria da notícia, a estiagem resultou na exaustão da distribuição de água nos mananciais - o que causou desabastecimento de populações de áreas urbanas e rurais e, consequentemente, diminui a disponibilidade de água para consumo.
Como registrou o jornal
Rondoniaovivo, a Defesa Civil Estadual informou que o Rio Madeira, principal fluxo de água de Rondônia, registrou seu ponto mais baixo entre 17 e 23 de junho, chegando a alcançar 4,09 metros. Isso representa uma grande redução em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o nível era de 8,37 metros.
De acordo com o Sedam, as previsões meteorológicas indicam que as chuvas na região da capital serão abaixo da média histórica para o período de estiagem - o que representa uma possibilidade real de fazer com que o rio atinja níveis críticos.
Parte disso acontece por conta do fenômeno El Niño, que altera a distribuição de umidade e calor no planeta - especialmente em países tropicais, como o Brasil.
Confira o decreto do Governo de Rondônia abaixo, na galeria da notícia.