Estado tem a maior taxa no Norte e fica atrás apenas das unidades federativas do Sul do país
Foto: Site vipfood.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia figura como o quarto estado do Brasil com um dos mais altos índices de segurança alimentar, onde 80% da sua população desfruta de acesso regular a alimentos de qualidade, conforme indicado pelo módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse levantamento, realizado no último trimestre de 2023 e recentemente divulgado, revela que 80% dos lares permanentes em Rondônia desfrutam de segurança alimentar, enquanto 15% enfrentam insegurança alimentar leve, 2,2% estão em situação de insegurança alimentar moderada, e 2,9% sofrem de insegurança alimentar grave.
Comparativamente, esses índices destacam Rondônia como um dos melhores estados do Norte do país nesse quesito, superando a média nacional de segurança alimentar, que é de 74,2%.
Entre todas as unidades federativas, fica atrás apenas de Santa Catarina (88,8%), Paraná (82,1%) e Rio Grande do Sul (81,3%).
Os dados também evidenciam um aumento de 9,1 pontos percentuais no panorama nacional em relação ao último levantamento realizado pelo IBGE sobre segurança alimentar, entre 2017 e 2018, quando 63,3% dos lares estavam em situação de segurança alimentar.
No entanto, ainda não se equiparou ao patamar de 2013, quando o Brasil alcançou o nível máximo de 77,4% de lares com acesso regular e permanente a alimentos.
Conheça
Segurança alimentar é definida como o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais.
Por outro lado, a insegurança alimentar é categorizada em três níveis: leve, moderada e grave, cada um indicando diferentes graus de preocupação, incerteza ou falta de acesso adequado aos alimentos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!