ENQUETE: Como resolver o problema de animais de rua?

Expresse sua opinião na nova pesquisa de opinião do Rondoniaovivo

ENQUETE: Como resolver o problema de animais de rua?

Foto: Foto ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um cachorro late e rosna na rua, tenta te abocanhar as canelas. Persegue um ciclista apavorado; morde a virilha de um homem. Qual deve ser o destino do bicho? O Rondoniaovivo quer, em uma nova enquete, apurar a opinião dos internautas sobre um assunto pertinente: como resolver o problema dos animais de rua?
 
A bicharada domina as ruas, mas existem soluções variadas para a questão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil existem cerca de 30 milhões de animais abandonados -  sendo aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. 
 
Em Porto Velho, os animais de rua tem dado dor de cabeça. Como registrou o Rondoniaovivo, recentemente, cachorros que vagavam pelas ruas causaram acidentes. Ambos os casos aconteceram com motociclistas, que tiveram ferimentos leves - os dois cachorros não resistiram. 
 
Para além da cachorrada, em janeiro deste ano, um gato acidentou uma mãe e sua filha, ao atravessar na frente de uma moto em movimento. As mulheres, de 40 e 12 anos, ficaram feridas; a mãe inclusive teve suspeita de fratura na perna e clavícula - apesar disso, o gato sobreviveu.
 
Atualmente, o Brasil não tem um programa de resgate para animais de rua. Em Porto Velho, ONGs e associações - como a Associação Socorristas Animais e Peludos da Unir - buscam ajudar os animais abandonados. Os esforços para ajudar os bichos na rua são reais, e fazem diferença, mas tais organizações conseguem ajudar todos os animais de rua. Vezes por falta de incentivo financeiro, vezes por falta de políticas públicas.
 
Uma das sugestões para a resolução do problema é a volta dos serviços da ‘carrocinha’. O método é considerado cruel, já que os cachorros capturados são exterminados depois que o prazo para que o tutor resgate o bicho termina.
 
No Brasil, a prática da carrocinha foi proibida em 2021 após a Lei 14.228, de 20 de outubro de 2021. Em Porto Velho o serviço ainda estava em funcionamento até pelo menos 2013. Quando em atividade, era uma competência do Departamento de Controle de Zoonoses.
 
Na sua opinião, como deve-se solucionar o problema dos animais de rua? A carrocinha, mesmo que cruel, deve voltar? Deve voltar sem o fator do extermínio? As ONGs e associações devem ter um apoio maior do poder público? O governo deve assumir o papel de controle populacional dos animais? 
 
Expresse seu ponto de vista escolhendo uma das alternativas da enquete, anexada ao final da página. Vale lembrar que a enquete não tem valor científico, e é apenas uma pesquisa de opinião pública.
 
Como resolver o problema dos animais de rua?
 
A) As ONGs e associações devem receber maior apoio do público e do Governo
B) A carrocinha deveria voltar e levar os animais para o Centro de Zoonoses
C) O Poder Público deve assumir o encargo e manter o controle
D) Não sei ou não me importo
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS