ALÍQUOTA: ICMS de Rondônia pode ficar entre 19% e 19,5%

Novo projeto será enviado para votação na Assembleia Legislativa; novo percentual deve substituir os 21% aprovado na semana passada

ALÍQUOTA: ICMS de Rondônia pode ficar entre 19% e 19,5%

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado de Rondônia deve apresentar ainda nesta semana um novo projeto para diminuir a alíquota de 21% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço, que foi aprovada e sancionada na semana passada pela Assembleia Legislativa de Rondônia.
 
De acordo com informações de um jornal local, a intenção é reduzir de 1% a 1,5% o percentual que foi aprovado pela ALE/RO na semana passada. Sendo assim, a nova cobrança do imposto deve ir de 21% para 19% ou 19,5%. A redução do imposto está condicionada a alternativas que elevem as receitas do estado, além do corte de gastos.
 
O projeto, que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia, vem após uma reunião com o setor comercial, que não concordou com o aumento do imposto. 
 
O Poder Executivo estadual propôs o aumento (de 17% para 21%) do encargo no dia 10 de outubro. Como contou o Rondoniaovivo, o aumento da alíquota do ICMS afeta diretamente o consumidor - especialmente em serviços como energia elétrica, transporte e bens de consumo.
 
Um dos produtos mais afetados pelo aumento do ICMS foi a cerveja. Atualmente, o imposto estadual sobre cervejas e bebidas alcoólicas no estado é de 31%, mas a partir de 1° de janeiro, com o aumento do ICMS para 21%, essa taxa aumentaria para 37%, se tornando uma das mais altas do país.
 
O Governo Estadual afirmou que o aumento do imposto é necessário por conta de uma ‘queda de arrecadação’ causada pela Reforma Tributária que está em análise no Congresso Nacional. A elevação do ICMS, de 17% para 21%, tem o potencial de gerar R$ 2,3 bilhões para os cofres do estado nos próximos três anos.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS