De janeiro a julho deste ano, 905 casos da doença foram confirmados; já em 2022, no mesmo período, capital registrou cerca de 1.718 casos
Foto: Site hilab.com.br
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segundo a Prefeitura de Porto Velho, a cidade registrou queda de 47% no número de casos de dengue nos primeiros sete meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, 905 casos da doença foram confirmados durante os meses de janeiro a julho deste ano. Ano passado foram 1.718 casos no mesmo período. Mas a população não deve relaxar com os cuidados contra criadouros dos mosquitos.
Prevenção
De acordo com o Executivo municipal são realizadas diversas ações para eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, acontecem durante o ano inteiro. Além disso, são realizadas fiscalização domiciliares onde os agentes também orientam a comunidade a respeito da doença.
Ainda foi aliada a orientação com atividades educativas foram implementadas em escolas municipais que atendem crianças na primeira infância. O projeto “Nossa Escola Contra a Dengue” leva informações aos estudantes sobre a doença e cuidados para evitar a reprodução do mosquito.
Números
O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) é um método que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes Aegypti.
Este ano foram realizadas três etapas do LIRAa na capital: o primeiro entre janeiro e fevereiro, o 2º no mês de maio e o 3º durante os meses de julho e agosto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!