LOCAL INSALUBRE: 'Quando o Heuro ficar pronto tem que implodir o JPII', diz Hiram Gallo

Ele fez a afirmação no Programa Conexão Rondoniaovivo, onde também defendeu o exame Revalida para médicos formados fora do Brasil

LOCAL INSALUBRE: 'Quando o Heuro ficar pronto tem que implodir o JPII', diz Hiram Gallo

Foto: Rondoniaovivo

O presidente do Conselho Federal de Medicina, médico Hiram Gallo, defendeu a necessidade de os médicos formados no exterior passarem pelo exame Revalida, antes de atuarem dentro de nosso país. Ele falou sobre o assunto em entrevista, na última segunda-feira (05), no Programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. Além desse tema, outros também foram abordados durante a conversa.
 
 
“Eu seria muito irresponsável se te dissesse que não tem faculdade de medicina boa, tem na Bolívia, no Paraguai, na Argentina. Agora, qualquer país do mundo, quando você preza a sociedade, tem que se fazer uma prova para sabermos sobre a qualidade do médico que vamos ofertar para a população. Isso é o Revalida! Ele tem seus erros. Não somos contra os colegas estrangeiros virem para o Brasil, mas tem que fazer a prova”, disse.
 
 
Hiram Gallo fez questão de enumerar alguns pontos que ele considera falhos do Revalida. Entre esses ele defendeu que seja feito o maior número possível de Revalida por ano. Atualmente, essa prova é feita quadrimestralmente, o presidente do CFM afirma que ela deve ocorrer mais vezes por ano.
 
 
“Segundo, a taxa cobrada pelo Governo Federal, com tudo incluído, para fazer essa prova é de R$ 9 mil. Eu critiquei essa taxa. Como que um médico que chega aqui agora, sem emprego, como terá esse valor para pagar? Aí, querem jogar essa responsabilidade para o CFM. Não estou culpando o atual governo, mas essa taxa já vem de longas e longas datas. Para levar médicos para os lugares mais remotos possíveis é necessário incentivo, não é só salário. Não adianta ganhar R$ 100 mil, e não ter as condições mínimas necessárias para exercer a medicina, tem que ter leito hospitalar, laboratório e uma tecnologia mínima necessária. Gestor que quiser colocar um médico, mas sem condições de ele labutar, é um grande erro”, ressaltou.
 
 
Ambulânciaterapia
 
Durante a entrevista, ele lamentou as condições do Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho. Hiram Gallo afirmou que o local é insalubre e prejudicial para
os pacientes e trabalhadores que lá atuam.
 
 
“Eu fico muito triste quando eu vou lá. Não podemos mais permitir aquele pessoal em condições sub-humanas. Adoece quem trabalha lá! Quando estiver pronto o Heuro(Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia), deve se implodir aquele prédio, pois, não irá servir mais para nada”, declarou.
 
 
No entanto, observou, é necessário também se esquipar e dar condições aos hospitais localizados no interior do Estado. Segundo o presidente do CFM, os prefeitos tem que dotar os hospitais municipais das condições mínima necessárias para desafogar o Pronto Socorro João Paulo II.
 
 
“Se não, não adianta construir Heuro. Temos que acabar com a ambulânciaterapia”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS