IMUNIZAÇÃO: Prefeitura da capital tenta evitar que vacinas se estraguem

Motivo foi a baixíssima procura pela vacina contra a covid-19 em bebês a partir de seis meses a menores de três anos

IMUNIZAÇÃO: Prefeitura da capital tenta evitar que vacinas se estraguem

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Devido a baixíssima procura pela vacina contra a covid-19 em bebês a partir de seis meses a menores de três anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai mudar a estratégia de vacinação deste a partir da próxima segunda-feira (19). O objetivo é evitar o desperdício de vacinas que vem ocorrendo na rede municipal de saúde.

 

De acordo com informação da Divisão de Imunização da Semusa, doses estão sendo descartadas diariamente por falta de público para vacinar. Cada frasco contém dez doses com validade de até 12 horas após aberto.

 

A gerente da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes, explica que a baixa procura pelo imunizante tem causado preocupações. “A gente tem vivido um dilema diário de abrir ou não um frasco com dez doses para vacinar uma única criança que procura a unidade. A gente não permite que essa criança saia da unidade sem ser vacinada, por outro lado sabemos que infelizmente a sobra do frasco será descarada”.

 

Visando contornar essa dificuldade, a nova estratégia encontrada pela Semusa é centralizar a livre demanda pela vacinação em unidades localizadas em pontos estratégicos em dias específicos. Além disso, os agentes comunitários de saúde vão realizar a busca ativa deste público em suas áreas de atuação e realizar o agendamento de acordo com o estoque de vacinas da unidade.

 

“Reduzindo o número de unidades e determinando os dias específicos para a vacinação, a gente pretende vacinar mais e diminuir a sobra da livre demanda. Quanto aos agendamentos, esses serão feitos pelos agentes de saúde levando em consideração o aproveitamento de cada dose nos frascos de vacina”, explica Elizeth Gomes.

 

BAIXA COBERTURA

 

A vacinação de bebês a partir de seis meses a menores de três anos foi iniciada em Porto Velho em 18 de novembro. Até agora, somente 284 crianças nesta faixa etária foram imunizadas, de acordo com os dados do Localiza SUS, plataforma de dados estratégicos do Ministério da Saúde. A cobertura vacinal contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos também está baixa. São 2.050 vacinados, conforme dados oficiais.

 

SANTO ANTÔNIO E VILA PRINCESA

 

Moradores da área de cobertura das unidades de saúde de Santo Antônio e Vila Princesa precisam realizar o agendamento na própria unidade, das 8h às 12h. Veja como ficará a vacinação de bebês a partir de seis meses a menores de três anos a partir de  do dia 19 de dezembro:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Roni Dallarmi

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS