OMISSÃO: Idosa de 85 anos com câncer está há três dias no corredor do João Paulo II

Filho quer levar mãe para “morrer em casa” em paz

OMISSÃO: Idosa de 85 anos com câncer está há três dias no corredor do João Paulo II

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mesmo com 85 anos de vida dedicados a criar uma família com todo amor e carinho, não bastaram para que a dona Hilarina de Freitas Carvalho tivesse um pouco de sossego até para descansar.

 

Ela descobriu um câncer em estágio avançado e para ter atendimento especializado, procurou a rede pública de saúde para receber os cuidados necessários. Porém, mesmo com a idade e a doença delicada, ela não teve tratamento adequado até o momento.

 

Segundo o filho Jorge Carvalho, desde segunda-feira (14), a mãe está nos corredores do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. Em um primeiro momento, ficou sentada por quase dois dias em uma cadeira de rodas, tomando soro.

 

Segundo fotos e relatos de Jorge, corredores estão lotados e tem gente (novamente) na garagem do hospital

 

“Não tem leito disponível. Ela é cadeirante e mesmo assim deram como internada. Está toda inchada e não tinha onde deitar. Para piorar essa situação calamitosa, ainda estavam querendo colocar uma sonda nela mesmo na cadeira. A garganta está toda fechada de metástase de câncer e não conseguia nem fazer as necessidades fisiológicas. Parece pior do que animal”, explicou ele.

 

Menos pior

 

Depois de tantos protestos e reclamações, dona Hilarina conseguiu uma maca, mas ainda nos corredores calamitosos do João Paulo II.

 

“A imunidade dela é baixa em virtude da quimioterapia, por ela ser uma paciente oncológica. Mas a situação está a cada dia pior. A gente está tentando levá-la para morrer em casa. Lá está um surto de Covid mais horrível do mundo. Tem gente na garagem. Parece um matadouro e não tem lugar mais para ser humano nenhum. Não é lugar para gente. O hospital está matando a população em vez de tratar”, comentou Jorge Carvalho.

 

Mesmo com 85 anos e com câncer avançado, dona Hilarina não escapou do caos da saúde pública de Rondônia

 

O Rondoniaovivo entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mas até o fechamento desta reportagem, não recebemos nenhum retorno sobre a situação da dona Hilarina nem sobre a superlotação nos corredores do João Paulo II.

 

Caso haja alguma manifestação, faremos a atualização deste texto, garantindo o espaço para os esclarecimentos da Sesau.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS