RECONHECIMENTO: Psicóloga rondoniense é finalista do Prêmio Nacional Mulheres Inspiradoras

Anne Cleyanne atua em ONG voltada para combater estupros contra meninas e mulheres cometidos por homens da própria família

RECONHECIMENTO: Psicóloga rondoniense é finalista do Prêmio Nacional Mulheres Inspiradoras

Foto: Anne Cleyanne é uma das três finalistas do Prêmio Mulheres Inspiradoras - Arquivo Pessoal

A psicóloga rondoniense Anne Cleyanne, de 33 anos de idade, está em êxtase e ansiosa. Ela é uma das três finalistas do Prêmio Mulheres Inspiradoras 2022, na categoria Conscientização e Acolhimento. Para votar na nossa representante, basta clicar aqui.

 

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre março de 2020, mês que marca o início da pandemia de Covid-19 no país, e dezembro do ano passado, foram registrados 2.451 feminicídios no Brasil e mais de 100 mil casos de estupro de mulheres e meninas.

 

A finalista de Rondônia, a psicóloga Anne Cleyanne Alves, é uma das fundadoras da organização não governamental Filhas do Boto Nunca Mais, voltada para combater, principalmente, o estupro de meninas por seus parentes.

 

Anne Cleyanne leva a bandeira de Rondônia com iniciativa que acolhe e orienta vítimas de estupros na família - Foto: Arquivo Pessoal

 

Ainda criança, Anne foi abusada sexualmente por um familiar. Adulta, formou-se em psicologia e criou a associação em Porto Velho. Com 52 voluntárias, a ONG luta, principalmente, para acabar com a naturalização da violência sexual praticada por homens contra meninas e mulheres da própria família.

 

O grupo ainda montou uma sala de atendimento humanizado para atender as mulheres que procuram a Polícia Civil na capital de Rondônia. Desde maio de 2020, 127 mulheres foram atendidas no local. A ONG ainda apoia 280 artesãs.

 

Expectativas

 

Anne Cleyanne está em São Paulo e conversou com o Rondoniaovivo sobre a indicação especial para um prêmio tão importante.

 

Estar na final dessa premiação dá um quentinho no coração, porquê nós da sociedade civil organizada do Norte sabemos quantas muralhas temos que derrubar por dia para conseguir chegar até onde estão as demandas. Levamos atendimento humanizado até às pessoas que precisam. Uma atenção do início ao fim com qualidade. As questões culturais que implicam nosso meio também fazem com que a batalha seja maior, quando falamos de abuso sexual intrafamiliar”, comentou ela.

 

 

A psicóloga também fala do desafio gigantesco em trabalhar pela defesa das crianças e mulheres na região Norte do país.

 

Há carência de investimento público nessas frentes. São cobranças e limitações imensas, além das críticas de várias frentes. A gente faz isso para que as mulheres e meninas não precisem passar pelo que passamos. Nossas meninas e mulheres da Amazônia precisam de mais atenção. Em Porto Velho mesmo não temos Delegacia da Mulher 24 horas, temos filas de espera enorme nos serviços de acolhimento e de saúde mental, entre outros”.

 

Sobre o prêmio

 

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa da Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. São 21 finalistas, divididas em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação, Informação para vida, Igualdade e autonomia, Influenciadoras e representantes Avon.

 

Você pode votar quantas vezes quiser. No momento da produção desta reportagem, Anne Cleyanne liderava a votação com 39% dos votos, com diferença de 6 pontos percentuais para a segunda colocada.

 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS