Os casos de covid-19 estão voltando a ganhar força em Rondônia. Somente na última quarta-feira (29), uma pessoa morreu e 1.391 casos foram registrados em todo o Estado. Essa escalada no número de pessoas com sintomas está gerando uma grande procura por teste de coronavírus. Em Porto Velho, por exemplo, muitos pacientes estão tendo dificuldade para fazer o exame.
A Simone Carla Maloney, de 50 anos, moradora do bairro Tiradentes, região Leste de Porto Velho, afirmou ao
Rondoniaovivo nesta quarta-feira (29), que não conseguiu realizar o teste no posto mais próximo de casa.
Simone esteve junto com uma pessoa que positivou para o vírus na última segunda-feira (27), mas não sabia que ela estava infectada. Mesmo assim utilizou máscara, por segurança.
“Por isso, ontem a tarde eu fui à Unidade de Saúde da Família Agenor de Carvalho, aqui perto da minha casa. Mas, quando eu cheguei lá a moça disse que eu não podia fazer o teste porque só estavam fazendo no posto Manoel Amorim de Matos, da zona Sul”, contou Simone.
A mulher acredita que não foi contaminada com o vírus, mas disse que irá ficar em isolamento no tempo necessário.
Na última terça-feira (28), uma mulher que pediu para não ser identificada, registrou o momento em que uma enfermeira da Policlínica Ana Adelaide, zona Central da capital, confessa não ter testes suficientes para atender toda a população. Assista abaixo:
Leia a narração:
Paciente: - [Queria] informações sobre testes de covid.
Enfermeira: - Aqui são por senha senhora, são 30 pela manhã e 30 pela tarde. De manhã já foi encerrado.
Paciente: - Mas ainda são 9h40
Enfermeira: - Mas é por senha, independente do horário, são 30 senhas.
Paciente: - Mas por que estar havendo essa limitação?
Enfermeira: - por conta da demanda que é muito. Só faz [teste] aqui e na [USF] Manoel Amorim de Matos.
Na análise do médico cirurgião, Rodrigo Almeida, a covid-19 só será combatida com a aplicação da vacina.
“A covid-19 hoje é muito arriscada para quem nunca a teve e quem nunca se vacinou. Então o ideal é que todo mundo se vacine e fique todo tempo se vacinando, afinal de qualquer jeito todo mundo pode pegar”, explica o especialista.
O outro lado
O
Rondoniaovivo procurou a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para uma posição sobre a logística dos locais de testes de covid-19. A pasta confirmou que
somente a Unidade Manoel Amorim de Matos, localizada na rua Angico, 5030, Cohab, está fazendo o exame, das 7h às18, sem intervalo para almoço.
USF Manoel Amorim de Matos, na zona Sul | Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho
Ainda de acordo com a Semusa, o teste utilizado é o antígeno, onde o resultado sai após 30 minutos.
A pasta alerta para que só procurem a unidade de saúde para realizar o teste “pessoas com sintomas como febre, dificuldade para respirar e coriza”.