Bella Sophie Oliveira, de 9 anos, tem trombose de veia de porta do fígado, baço aumentado e varizes esofágicas. As doenças estão forçando a família dela a ter que tratá-la em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Porém, eles não têm condições financeiras para arcar com as despesas da estadia na capital gaúcha. Para levantar o montante de dinheiro, os familiares estão fazendo uma ação solidária.
A mãe de Bella, Tainá Oliveira, contou que a meninha de 9 anos viveu bem até o ano de 2019. A partir de então, a saúde da garota passou a ficar muito debilitada.
“Ela começou a sentir fortes dores abdominais e vomitar sangue. Fomos ao hospital e descobrimos varizes esofágicas, onde algumas haviam sido rompidas. Em março de 2020, onde meses depois, outra crise. Dessa vez, mais forte e com muito mais sangue. Novamente, mais descobertas, trombose na veia porta do fígado, baço aumentado e as varizes esofágicas”, explicou.
Tainá e a filha Bella | Foto: Arquivo pessoal
Desde essa época, a pequena Sophie não teve mais paz e trava uma luta diária contra esses problemas de saúde. No entanto, devido a paralisação de muitos serviços de saúde em razão da pandemia, o que podia ser feito era retardar a dor que a menina sentia.
Dores
Segundo Tainá, as três alterações no corpo de Bella são resultados de uma doença específica. No entanto, até o momento, os médicos não diagnosticaram o que seria e isso tem piorado o quadro da pequenina.
“Sem um diagnosticado fechado, no dia 11 de abril, ela teve outra crise. Mas como já estávamos atentos, não esperamos aumentar e fomos mais rápido para o hospital. Na ultrassonografia os médicos viram que o fígado está mais debilitado e o baço quase três vezes o tamanho normal. Na endoscopia, três varizes que foram ligadas se romperam”, explicou a mãe.
Devido ao avanço da doença, os médicos recomendaram tratar a criança em Porto Alegre, onde tem mais recursos para uma melhor investigação do caso.
A mãe disse que, ao que tudo indica, Bella Sophie passará por um transplante de fígado. E se for isso, o doador será o irmão de João Neto Oliveira Gomide, de 8 anos.
João, irmão de Bella, deve ser o doador do órgão a menina | Foto: Arquivo pessoal
Por isso, neste primeiro momento, Bela Sophie e o pai estão indo à capital gaúcha para o tratamento. E caso aprovado, Tainá e o irmão da pequenina também irão.
Como ajudar
O processo logo é uma ponta de esperança de dias melhores para Bella. A família pede ajuda para que consiga manter os custos com tratamento e a estadia no sul do país. Quem puder colaborar, pode fazer doações através da vaquinha online ou via PIX, cuja a chave é (69 98155-0142).
Família acredita na recuperação de Bella | Foto: Arquivo pessoal