A Universidade Federal de Rondônia (Unir), vai exigir o comprovante de vacinação contra covid-19 para todo o corpo acadêmico. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consun), na última quarta-feira (23).
Participaram da reunião, exatos 43 conselheiros, distribuídos entre representantes dos oito campi, alunos, professores e técnicos administrativos. Apenas duas pessoas votaram para não exigência do certificado de vacinação.
As aulas presenciais retornam na Unir no próximo dia 25 de abril. Além do comprovante, o uso de máscara também será obrigatório.
Os acadêmicos ainda cursam o semestre 2021.1 de forma remota. O período se encerra no dia 2 de abril e, durante esse intervalo, terão oportunidade de fazer a rematrícula para o 2021.2.
Em Rondônia, o governo do Estado tornou facultativo o uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação em ambientes fechados e abertos.
No entanto, segundo a assessoria de comunicação da Unir, as universidades federais do país têm autonomia administrativa para decidir o que fazer diante do cenário atual.
Ao todo, a Unir têm oito campi distribuídos por todo o Estado, além de entidades parceiras como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e espaço para atividades práticas em outras cidades. Em todos estes locais, as medidas de combate a covid-19 serão obrigatórias.