IGUALDADE RACIAL: Hildon Chaves estrutura gestão municipal para combate ao racismo

Quando ele assumiu a Prefeitura , não existia nenhuma ação da política de igualdade racial em Porto Velho

IGUALDADE RACIAL: Hildon Chaves estrutura gestão municipal para  combate ao racismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o fantasma do racismo vagando por cidades brasileiras e de outros países, o prefeito Hildon Chaves quer evitar que cenas de intolerância por questão racial e religiosa ocorram  em Porto Velho.
 
Nesse sentido, o chefe do Executivo da capital de Rondônia está estruturando a gestão municipal com mecanismos que visam fortalecer as políticas públicas de promoção da igualdade racial.
 
Embora sejam primordiais  para o avanço dessa temática, tais medidas ainda inexistem na estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf – pasta responsável pelas ações dos direitos humanos.
 
 
“Quando assumimos a Prefeitura Municipal de Porto Velho, a política da igualdade racial estava parada, inclusive com a necessidade de se recriar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que é fundamental para se realizar qualquer trabalho nessa área”, declarou Hildon Chaves.
 
Para reverter esse quadro, a atual administração criou uma comissão com a participação da sociedade civil que vai selecionar oito entidades não governamentais para integrar o colegiado. O objetivo do mesmo é viabilizar melhorias da qualidade de vida da população negra, formada por pardos e pretos, conforme o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
 
Um dos principais passos dados nessa direção é a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que será realizada nos dias 9 e 10 deste mês em formato online. O tema do evento é enfrentamento ao racismo e as outras formas correlatas de discriminação ético – racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos.
 
 
Segundo a técnica da Semasf, Elsie Shockness, coordenadora da Conferência, esta edição  representa um marco na história da luta contra o racismo em Porto Velho porque pela primeira vez  acontecerá virtualmente,  por causa da pandemia. “A programação será online por fatores externos, porém a realização dos debates em plataforma  digital representa um avanço porque alcançará um maior público”, avalia ela.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS