UNIRON: Acadêmicos de Enfermagem tem projeto para acesso da comunidade surda às vacinas

Projeto promove o acolhimento e acessibilidade

UNIRON: Acadêmicos de Enfermagem tem projeto para acesso da comunidade surda às vacinas

Foto: Divulgação

No final do mês de novembro do ano anterior, o curso de Enfermagem da UNIRON, sob a orientação da Professora Clenilda Aparecida dos Santos e a participação das acadêmicas Alexandra de Oliveira Santos Perez, Ana Cláudia Almeida da Costa, Itala Camila Fraga da Cunha Nepomuceno, Juliana Maria Lucena Fernandes Dantas, Larissa Eduarda Flauzino do Nascimento e Maria Heloísa Almeida Cavalcante, desenvolveram projeto junto a um dos locais de vacinação contra a Covid-19, com o intuito de promover o acolhimento e acessibilidade da comunidade surda ao processo de imunização.
 
Este projeto surgiu da necessidade percebida pelo grupo no início do Estágio Supervisionado, quando detectaram a necessidade de promover ações inclusivas voltadas à comunidade surda para que tivessem acesso, tanto à imunização, como às orientações necessárias neste processo de atendimento em saúde. 
 
O levantamento desta demanda deu-se a partir do acompanhamento do atendimento no qual desde o primeiro contato na entrada da sala oferecida pelos colaboradores até a administração do imunobiológico pelo vacinador, percebeu-se a dificuldade de comunicação entre a pessoa com deficiência auditiva e quem prestava o serviço.
 
A ação foi desenvolvida com o apoio do docente Adevaldo Barroso Barbosa, que ministra a disciplina Libras na UNIRON, e contribuiu na confecção de panfletos para orientação das equipes que atuam na Campanha de Vacinação.
 
Além deste material, o grupo realizou treinamento das equipes de vacinação situadas na Escola do Legislativo no mês de novembro, com a finalidade de abordar os principais sinais para comunicação com a pessoa com deficiência auditiva no momento do atendimento para aplicação do imunizante.
 
Adevaldo desenvolveu o panfleto acima
 
Para a acadêmica Larissa, “a experiência vivenciada durante a aplicação do projeto aplicativo no campo de vacinação proporcionou um crescimento individual e um sentimento de dever cumprido, visto que por meio do nosso trabalho conseguimos proporcionar a acessibilidade da comunidade surda neste momento tão importante que é o processo de vacinação”.
 
Clenilda por sua vez, destaca que “o desenvolvimento do projeto no intuito de proporcionar melhor o acolhimento e acessibilidade da comunidade surda na imunização fez com que as discentes tivessem a oportunidade de vivenciarem o ensino e pesquisa. A UNIRON tem esse intuito, o de formar profissionais críticos, reflexivos e atuantes na sua realidade. Convém mencionar que a experiência nesse semestre letivo, considerando a situação da pandemia da Covid-19 pode-se denominar de inovação educacional nas práticas de ensinar e aprender”.
 
Já para a vacinadora Carina Luiza Leigue, “a aplicação do projeto apresentado e colocado em prática foi muito legal. A gente tem algumas dificuldades quando aparece algum paciente surdo para poder passar informação, pois, não temos profissionais da área de libras na equipe e isso acaba dificultando, mas não impossibilitando o atendimento. Parabéns a todos pela iniciativa
 
Luiza considera que foi muito boa a percepção de grupo e o projeto foi de suma importância para todos os envolvidos. Somando-se a isso, foi compartilhado os panfletos para que pudesse ter um atendimento melhor para o público-alvo.
Conforme cita a Coordenadora do curso de Enfermagem da UNIRON, Lisséia Cristiane Souza do Vale, “é gratificante visualizar os acadêmicos aplicando à realidade conhecimentos aprendidos no decorrer do curso.  Este é um dos nossos objetivos, buscar a formação de profissionais preparados para o mercado e que estejam conectados a todos os aspectos da atuação profissional, com uma visão holística e humanística”.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS