O Governo de Rondônia realizou na manhã desta segunda-feira (17), a assinatura do contrato para construção do novo Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro), em Porto Velho. A unidade será responsável pela substituição do Hospital João Paulo II, que há anos sofre com a superlotação.
Imagem ilustrativa do Heuro | Foto: Governo de Rondônia
O Heuro deve começar a ser erguido em abril deste ano. O governo aguarda a expedição das licenças emitidas pelo município para dar início a obra. O secretário Geral da Prefeitura de Porto Velho, Fabrício Jurado, anunciou que, nesta terça-feira (18), se reunirá com os responsáveis pela expedição dos documentos da área.
A nova unidade hospitalar terá 52 mil metros quadrado e será construída entre a rua América do Sul e avenida Guaporé, bairro Lagoa, zona Leste de Porto Velho. O Heuro será instalado próximo ao Centro de Medicinas Tropicais de Rondônia (Cemetron).
Em coletiva de imprensa, o governador Marcos Rocha destacou a localização do pronto socorro.
“Só para pontuar para vocês, a construção do Heuro, na zona Leste, é um avanço para economia. Ali serão instalados restaurantes, hotéis, enfim uma série de empreendimentos que vai levar também, remuneração para as pessoas da zona Leste”, disse Rocha.
Governador Marcos Rocha em coletiva de imprensa | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
Primeiro no Brasil
O modelo para a construção do Heuro será Built To Suit (BTS), que na tradução livre significa construindo para servir. A empresa vencedora da licitação será responsável pela construção e manutenção dessa unidade por 30 anos.
De acordo com o representante da construtora, Alteredo Gonçalves Filho, esse será o primeiro hospital construído no modelo BTS em todo o país.
“Esse hospital e a forma como ele vai ser construído é uma referência. Outros estados já até entraram em contato conosco porque querem fazer outros hospitais nessa mesma modalidade. Só de ser anunciado [o Heuro pelo Governo de Rondônia], a gente já foi procurado por outros governos”, relatou Alteredo.
2 anos e meio
Segundo o governo, uma primeira parte do Heuro será entregue em até 10 meses, após o início da construção da obra. A conclusão total do hospital deve ser em 2 anos e seis meses.
O novo pronto socorro terá 399 leitos, 64 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um centro cirúrgico que terá nove salas.
Governador Marcos Rocha e representante da construtora, Alteredo Gonçalves | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo