UNIRON: Professores e acadêmicos publicaram artigo

Temática abordou o papel do Fisioterapeuta no NASF

UNIRON: Professores e acadêmicos publicaram artigo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No último mês de outubro, os Professores do curso de Fisioterapia da UNIRON Geiferson Santos do Nascimento e Isabela Naiara de Almeida, que na época atuava na Instituição, em conjunto com as acadêmicas Adelaide Silva e Elisama Oliveira Duarte, publicaram o artigo “Inserção do fisioterapeuta na atenção básica de Porto Velho sob a percepção dos usuários”, na Revista Eletrônica Saúde Coletiva.
 
A obra científica apresenta dados da inserção do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, através das unidades básicas de saúde, na cidade de Porto Velho/RO, sob a ótica e percepção dos usuários. Foi utilizado o método quantitativo e de caráter transversal, com amostra composta por 497 participantes em unidades que detinham profissionais Fisioterapeutas e outras sem o respectivo serviço.
 
Este artigo é consequência de um estudo aprofundado, que iniciou em 2014, pelos docentes citados no parágrafo inicial, cuja intenção era entender o papel dos profissionais da Fisioterapia dentro do NASF. Em cada um dos anos anteriores, foram publicados materiais que versam sobre essa temática, incluindo diversos discentes, conforme pode ser visto a seguir: link, link.
 
Cabe ressaltar que em 28 de outubro do corrente ano, foi promulgado pelo Presidente da República a Lei 14731/21, que regulamenta a presença de fisioterapeutas na Estratégia de Saúde da Família.
 
 
 
Para Geiferson, que é um dos idealizadores do projeto, “a pesquisa surgiu para analisar se a nossa cidade estava adequada às políticas nacionais de saúde coletiva no tocante a fisioterapia, bem como saber a atuação dos Fisioterapeutas nessa área, visto que a atuação nessa área é recente”.
 
Ainda, de acordo com Santos, após as pesquisas, buscaram compilar os dados para que os mesmos pudessem servir como parâmetros para a elaboração de políticas públicas para o setor.
 
Isabela afirma que “fazer parte deste projeto trouxe uma soma de experiências e vivências do campo prático da atuação fisioterapêutica na atenção primária, fortalecendo o SUS e lapidando o trabalho das equipes de saúde da família. Conforme os estudos iam avançando e novos dados davam origem a novos estudos, percebemos como existem fronteiras a serem atravessadas pela profissão e como esse campo de atuação pode trazer consigo benefícios inimagináveis para sociedade”. 
 
Naiara acredita que com a sanção presencial inserindo o Fisioterapeuta na Estratégia de Saúde da Família, espera-se uma equipe capaz de entender os anseios populacionais e fortalecer a prevenção e educação em saúde no Brasil. 
 
Para ela, o caminho ainda é longo até uma solidificação de atuação nesta área, mas o trabalho inicial já está sendo realizado, ampliando as discussões do tema, abordagem nas Instituições de Ensino e preparando os futuros fisioterapeutas para uma atuação prevencionista, desmistificando o foco deste profissional e sua função apenas reabilitadora.
 
 
 
 
Conforme Elisama, “a atuação do Fisioterapeuta dentro do Sistema Único de Saúde - SUS não é algo de grande difusão e conhecimento dos acadêmicos e profissionais, assim como a sociedade desconhece essa nobre atuação com grande potencial de mudanças para os próximos anos, demonstrando a necessidade deste profissional a nível de atenção básica”.
 
 
 
 
 
"Quando surgiu a possibilidade de trabalhar o tema "Fisioterapia na Atenção Básica", fomos na busca de trazer dados relevantes para nossa região, contribuindo com as políticas públicas locais e possibilitando a abertura de novas vagas e campo de atuação”, relata Adelaide.
 
 
A Revista Saúde Coletiva, atualmente publicada pela editora MPM Comunicação Ltda., é uma publicação trimestral destinada a divulgação de assuntos na área de Saúde Coletiva. Tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais da área.
 
Quer saber mais sobre o artigo? Acesse o link
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS