VISIBILIDADE: Senai destaca importância do Dia Nacional da Educação Profissional

A data lembra aos brasileiros a importância deste segmento educacional e do SENAI como baluarte da educação profissional. É um dia para lembrar a sociedade que estudar é transformador e redentor

VISIBILIDADE: Senai destaca importância do Dia Nacional da Educação Profissional

Foto: Divulgação

Para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), 23 de setembro, Dia Nacional da Educação Profissional, data recentemente criada tem vários significados e aglutina atenções, dá visibilidade à instituição, referência nacional e internacional em capacitação profissional.
 
 
 
Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o Dia Nacional da Educação Profissional é quase uma homenagem direta ao SENAI. “Não há como pensar em educação profissional no Brasil, sem associar a marca SENAI, presente nos 26 estados e no Distrito Federal. São mais de 500 escolas no país, praticando desde a iniciação profissional, passando pela qualificação, cursos técnicos, graduação, especialização, mestrado e também Serviço de Tecnologia e Informação (STI) ”, disse.
 
 
 
No ponto de vista de Coelho, a data lembra aos brasileiros a importância deste segmento educacional e do SENAI como baluarte da educação profissional. É um dia para lembrar a sociedade que estudar é transformador e redentor.
 
 
“Fui Jovem Aprendiz do SENAI, aos 16 anos, e desde então tenho testemunhado que não existe uma só indústria Brasil afora, seja em Rondônia ou em qualquer outra unidade federativa, onde não se encontre ex-alunos do SENAI”, garante.
 
 
 
Ele ressalta a recente pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 94% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho.
 
 
 
O coordenador citou ainda o Novo Ensino Médio que, a partir de 2022, passa a ser obrigatório em todas as instituições de ensino. “O NEM reúne o currículo técnico ao currículo básico. O aluno vai cursar e se formar num curso técnico em uma das 28 áreas industriais, das quais o SENAI oferta cursos. Em Rondônia, são quatro escolas SESI-SENAI, com 11 turmas em operacionalização, cujas quatro turmas pioneiras no nosso Estado, se formarão no final de 2021".
 
 
 
Segundo estatísticas, comenta o coordenador, no Brasil, apenas 11 por cento da população faz algum curso profissionalizante. “Este é um percentual baixo em comparação a outros países, como a Coreia do Sul, com mais de 70 por cento de jovens matriculados ou a Alemanha, um país reconhecidamente mais forte tecnologicamente, onde 56 por cento da população estuda em cursos técnicos”.
 
 
 
O SENAI é pioneiro no Brasil e em Rondônia. O SESI integrado ao SENAI são as primeiras instituições de ensino a juntar a educação básica e profissional, a formar turmas com a nova diretriz do Ministério da Educação. Hoje são 20 estados onde SESI-SENAI adotaram o NEM. “Até o dia 8 de outubro, estarão abertas inscrições para quatro novas turmas do NEM. O aluno que entrar vai estudar do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio gratuitamente, incluindo o material didático e vai concluir com uma qualificação técnica”.
 
 
 
O SENAI é reconhecido como referência mundial como instituição educacional de excelência. “Fiz o curso de eletrotécnica e ao me formar, no dia seguinte estava empregado. E muitos dos meus colegas, eu via que as indústrias iam buscá-los na escola. O aluno que faz um curso técnico no SENAI se destaca perante os demais. Em qualquer indústria, de qualquer segmento, você encontra egressos do SENAI".
 
 
 
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago lembra que a instituição com seus 79 anos, tem a marcante característica de se atualizar e seguir passo a passo as novas tecnologias, os avanços científicos e tecnológicos e a automação industrial. “Por isso, a partir do ano que vem, vamos evidenciar a Educação 4.0, em todos os nossos cursos, em seus itinerários e currículos, o aluno vai estudar Inteligência Artificial”.
 
 
 
Santiago destaca ainda que comemorar o Dia Nacional da Educação Profissional é lembrar à sociedade brasileira e rondoniense, que existem oportunidades. “Estudar é transformador. Nada lhe ajuda tanto quanto o conhecimento e o SENAI é uma fonte de conhecimento”, afirma.
Direito ao esquecimento

Quem é o favorito ao título do Brasileirão 2021?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS