A maioria dos leitores do
Rondoniaovivo que votou na última enquete do jornal acha que Marcus Rito, secretário titular da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), deve ser exonerado por ser omisso e ineficaz. A última enquete do Rondoniaovivo recebeu 1.778 votos.
Destes, 1.164 (65,47% do total), escolheram a alternativa ‘sim, acho que ele deve ser exonerado - por omissão e ineficiência’, para responder à enquete, que foi publicada na semana passada sob título ‘você acha que Marcus Rito, da Sejus, deve ser exonerado?’.
Como contou o
Rondoniaovivo, a gestão de Rito é marcada por crises na segurança pública e no sistema prisional. Sob comando do secretário, criminosos de alta periculosidade - incluindo um homicida reincidente e agressivo - receberam progressão penal e utilizaram o benefício para fugir da cadeia. Além disso, como revelou Rondoniaovivo, bandidos de organizações criminosas detidos nos presídios Urso Branco e Urso Panda tem livre uso de drogas e aparelhos de celular - contando até com acesso à internet e redes sociais.
Apesar disso, 315 (17,72%) dos internautas que votaram na enquete disseram que Marcus Rito deve continuar no cargo. Uma minoria de 299 votantes (16,82%) afirmou não ter opinião sobre o assunto.
Vale lembrar que as enquetes do
Rondoniaovivo não tem valor científico e são apenas uma ferramenta de levantamento da opinião pública.