Evento contou com a palestra do empresário e ex-prefeito de São Sebastião do Paraíso (MG), Mauro Zanin
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A unidade regional de Ji-Paraná do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou mais um encontro do projeto Liderança Para o Desenvolvimento Regional (LIDER) no Território Central de Rondônia, com a participação de representantes de Ji-Paraná, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.
“Oportunidades de Articulação e Negociação” foi o tema do quarto encontro do LIDER, realizado na quinta (5) e sexta-feira (6). O projeto atingiu a metade da fase operacional, que ainda contará com mais quatro encontros. A partir deste ponto, o grupo começa a trabalhar em cima dos dados da região, para elaborar um plano de ações que apresente soluções para o desenvolvimento regional. Dois fóruns serão promovidos durante a etapa pós-operacional do LIDER no Território Central.
“É uma etapa de construção do grupo, são várias atividades em que a metodologia vai conduzindo os participantes, para que o grupo vá se experimentando e conduzindo a coesão entre essas lideranças. Nós agora estamos no quarto encontro, vamos até o oitavo e depois temos mais dois fóruns. A partir desse ponto, nós começamos a trabalhar mais em cima de dados locais, dados da região, para subsidiar o que vamos fazer mais à frente, que é o planejamento estratégico para o Território Central de Rondônia”, explicou Orestes Pacheco, facilitador do Sebrae.
O empresário e ex-prefeito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), Mauro Zanin, ministrou uma palestra e destacou a importância da parceria entre o setor privado, terceiro setor e o poder público, em prol do crescimento econômico e sustentável da região.
“O propósito da minha presença aqui no Sebrae, no projeto LIDER, é para contar um pouco da minha trajetória de participação no poder público. Ao mesmo tempo, destacar a limitação que o poder público, em qualquer região do Brasil, tem para capitanear o desenvolvimento regional sozinho. O LIDER tem esse propósito, de buscar as lideranças e as potencializar, sejam elas da iniciativa privada, do poder público ou do terceiro setor. Cada um cumprindo o seu papel para que o desenvolvimento aconteça”, afirmou Zanin.
“O Mauro é uma pessoa que teve uma passagem pelo setor público, no estado de Minas Gerais, como prefeito durante dois mandatos, com excelentes resultados, imprimindo uma gestão profissionalizada dentro da prefeitura. Ele contratou secretários, que não eram selecionados por questões partidárias ou indicações e sim pelos currículos”, destacou Orestes Pacheco.
No próximo encontro, as lideranças dos nove municípios do Território Central de Rondônia irão debater “A Escolha do Futuro da Região”.
“O LIDER tem um processo. Na primeira parte, é usada para consolidar o grupo, para que as pessoas se conheçam, se respeitem e tenham gosto de trabalhar juntas. A partir do quarto encontro, o grupo começa a olhar para a região de um ponto de vista diferente, avaliando o que a região tem como qualidades, condições, oportunidades e tipos de matérias primas disponíveis. No quinto encontro, as pessoas do grupo começam a dar foco para tudo isso”, afirmou Augusto Portugal, facilitador do Sebrae.
Após encerrar as atividades em 2019, o LIDER retorna para o quinto encontro nos dias 23 e 24 de janeiro de 2020. O projeto deverá ser finalizado em julho do próximo ano, com a apresentação do plano estratégico de desenvolvimento regional.
“Estamos encerrando o quarto encontro do LIDER no Território Central, na unidade de Ji-Paraná. Teremos o próximo encontro nos dias 23 e 24 de janeiro, aqui mesmo em Ji-Paraná. Teremos uma programação bem bacana, onde estaremos realizando a aquisição de novos líderes, trazendo alguns novos parceiros para conhecer o andamento das atividades desenvolvidas pelo grupo”, adiantou Pedro Afonso Coelho Figueira, analista do Sebrae em Rondônia.
O LIDER é um projeto nacional que trabalha com uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, estimulando a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!