A presidente da CDL, Joana Joanora das Neves, voltou bastante impressionada com a qualidade dos temas do evento
Foto: ASSESSORIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho, desembarcou na tarde desta quinta-feira (19) na Capital , cheia de informações importantes trazidas dos dois dias de participação no IV Fórum Nacional do Comércio, realizado em Brasília nos dias 17 e 18/09. O evento que reuniu empresários do Brasil inteiro, políticos de expressão nacional e lideranças do Sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) colocou em debate temáticas atuais que estão norteando as transformações no comércio, nas empresas e no perfil dos empreendedores contemporâneos.
A presidente da CDL, Joana Joanora das Neves, voltou bastante impressionada com a qualidade dos temas do evento. “Nós empresários temos que enxergar a crise, sempre, como oportunidade. A palavra de ordem é inovação. E é justamente esse um dos grandes obstáculos para os empresários de comércio e serviços. Acompanhar as mudanças que o mercado impõe é desafiador. Processos que envolvem a automação, a inteligência artificial e as tecnologias disruptivas são cada vez mais necessários para garantir ganhos efetivos ao setor. Essas foram as principais mensagens que trazemos desse IV Fórum Nacional do Comércio”, resume Joanora.
Em Tópicos
A pauta do evento foi dividia por temas específicos. O atual cenário político e econômico do Brasil foi a tônica dos debates do IV Fórum, na manhã da quarta-feira (18). Nessa etapa, o evento contou com a participação, entre outros, dos deputados Efraim Filho, do senador Jorginho de Mello (PL-SC), e do secretário especial de Trabalho e Previdência, Rogério Marinho.
Já na parte da tarde da quarta (18), a cultura digital, o ecossistema das startups e o futuro do varejo foram os temas mais debatidos. Contou com as palestras de especialistas do mercado, como o CEO da startup Pegaki, João Cristofolini, o executivo líder da área de Soluções de Indústria para os mercados de Varejo e Bens de Consumo da IBM Brasil, Ênio Garbin, diretor de criação da Publicis Brasil, Damuel Normando e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV), Marcos Andrade.
Com a palestra “Visual merchandising e a experiência do consumo”, Marcos Andrade desmistificou a ideia de que a tecnologia está afetando as lojas físicas. Segundo Andrade, ao contrário do que se pensa, a loja física ainda é muito importante para o cliente. “Os clientes estão dispostos a usar tecnologia, mas seguem inspiradas pelos espaços criados pelos lojistas”, diz. “85% das vendas ainda tem origem nas vitrines”, garante Marcos.
Já João Cristofolini, CEO da startup Pegaki, deu dicas importante sobre empreendedorismo. “Não é preciso ser o mais inteligente e capacitado para empreender. O importante é se cercar de pessoas melhores que você”. E isso, diz João, inclui leitura de autores consagrados.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi o grande homenageado no encerramento do IV Fórum Nacional do Comércio. Moro foi agraciado com o prêmio Mérito Lojista Nacional, considerado o “Oscar do Varejo”. A honraria homenageia empresas, personalidades políticas, empresariais, e meios de comunicação que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.
O ministro recebeu a estatueta das mãos do presidente da CNDL, José César da Costa e foi cumprimentado pelos 27 presidentes das Federações do Sistema CNDL.
Participaram da comitiva da CDL, além da presidente Joana Joanora, o vice-presidente, Vanderlei Oriani, os diretores José Soares de Souza, Jayme Miguel Ledo, Maria da Glória Zurita, Verônica Molocny e Domingos Sávio Prado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!