Se você quer que as metas sejam alteradas, agora é a hora.
Foto: Comunicação - TJRO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Toda a sociedade pode participar da elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2019. A Resolução 221/2016 do Conselho Nacional de Justiça-CNJ tornou possível a realização da consulta pública que atende os princípios da gestão participativa e democrática das políticas judiciárias. As opiniões são feitas via web e podem ser efetivadas até o dia 1º de agosto, pelo portal do Tribunal de Justiça de Rondônia (banner no pé da página ou clique aqui).
A Rede de Governança da Justiça Estadual é um grupo com representantes de todos os Tribunais Estaduais do Brasil que negocia com o Conselho Nacional de Justiça, a elaboração das Metas Nacionais. Esse ano o grupo realiza uma consulta pública para que servidores, magistrados, advogados, promotores, defensores, procuradores e toda a sociedade possa opinar sobre as Metas Nacionais de 2019 do Poder Judiciário.
Esse processo participativo irá permitir a obtenção de opiniões e considerações de todos acerca das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2019. A iniciativa institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.
Ao acessar a consulta pública, o participante poderá, além de opinar, sugerir alterações ou novas propostas de metas em campo específico do formulário online. Esta oportunidade de participação é resultado do trabalho conjunto de 20 Tribunais Estaduais, por meio da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual.
A Estratégia Nacional do Poder Judiciário e a criação de mecanismos de gestão participativa, entre eles os comitês gestores e a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, estão previstas na Resolução nº. 198, de 1º de julho de 2014 e da Portaria n. 138, de 23 de agosto de 2013. São ações do CNJ, que incrementam e democratizam a gestão no Poder Judiciário, visando tornar o processo de construção das metas nacionais mais plural e mais colaborativo.
A juíza auxiliar da presidência do TJRO, Silvana Freitas, ressalta a importância da participação de todos para o crescimento institucional e concretização do princípio participativo no processo.
Se você quer que as metas sejam alteradas, agora é a hora. A sua opinião será ouvida.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!