Papa pede ajuda para pobres e critica os que "gastam alegremente"

A crítica foi feita em sua terceira exortação apostólica intitulada Gaudete et Exsultate, que foi publicada nesta segunda-feira (09) pelo Vaticano

Papa pede ajuda para pobres e critica os que

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O papa Francisco pediu ajuda aos pobres e necessitados e criticou os que "gastam alegremente" quando outros têm que se conformar em olhar "desde fora enquanto sua vida passa e acaba miseravelmente".

 

A crítica foi feita em sua terceira exortação apostólica intitulada Gaudete et Exsultate, que foi publicada nesta segunda-feira (09) pelo Vaticano. O papa abordou a "santidade no mundo contemporâneo", seus "riscos, desafios e oportunidades".

 

"Não podemos planejar um ideal de santidade que ignore a injustiça deste mundo, onde alguns festejam, gastam alegremente e reduzem sua vida às novidades do consumo, ao mesmo tempo que outros só olham desde fora, enquanto sua vida passa e acaba miseravelmente", disse.

 

Papa critica a alegria consumista e individualista

 

No documento, o papa também critica "a alegria consumista e individualista tão presente em algumas experiências culturais de hoje" e sublinha que "o consumismo só enche o coração; pode brindar prazeres ocasionais e passageiros, mas não gozo".

 

Além disso, avisa que "o consumo de informação superficial e as formas de comunicação rápida e virtual podem ser um fator de atordoamento que nos afasta da carne sofrente dos irmãos".

 

"As constantes novidades dos recursos tecnológicos, o atrativo das viagens, as inumeráveis ofertas para o consumo às vezes não deixam espaços vazios onde ressoe a voz de Deus", afirmou.

 

"Tudo se enche de palavras, de desfrutes epidérmicos e de ruídos com uma velocidade sempre maior. Ali não reina a alegria, senão a insatisfação de quem não sabe para que vive", disse Francisco.

 

Acrescentou que os recursos de distração "que invadem a vida atual" conduzem a dar uma importância absoluta ao mesmo tempo "livre, no qual podemos utilizar sem limites esses dispositivos que nos brindam entretenimento e prazeres efêmeros".

 

O papa apontou que, "contra a tendência ao individualismo consumista que termina nos isolando na busca do conforto além dos demais", é preferível se identificar "com aquele desejo de Jesus: “que todos sejam um”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS