BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Firefox para Linux finalmente terá suporte para Netflix

A partir do novo Firefox 49, que chega em setembro, navegador da Mozilla adicionará suporte para vídeos em HTML5 protegidos por DRM via plugin.

Da Redação

17 de Agosto de 2016 às 10:58

Foto: Divulgação

O Firefox 49 para Linux, com lançamento previsto para o próximo mês de setembro, adicionará suporte para vídeos em HTML5 protegidos por DRM. Com isso, Netflix e outros serviços de streaming vão apenas funcionar no navegador da Mozilla, assim como acontece no Google Chrome.

A Mozilla vai adicionar suporte para o recurso EME (encrypted media extensions), feito para permitir que serviços como Netflix e Amazon entreguem vídeos em HTML5 com alguma proteção contra a captura e cópia dos vídeos.

O recurso em questão levantou um debate quando foi proposto. Para implementar o DRM, o navegador usa um pequeno plugin de código fechado. O Firefox vai baixar automaticamente o plugin quando você abrir o browser, mas o mesmo só será habilitado quando você visitar um site que exige DRM - como o Netflix. O plugin em si é conhecido como o Widevine CDM, do Google, ou gerenciador de descriptografia de conteúdo. É o mesmo plugin usado pelo Chrome.

VEJA TAMBÉM: 
Netflix: aprenda a economizar dados no smartphone

 

Apesar de essa estratégia exigir o uso de código fechado e um plugin, é muito menor do que o Adobe Flash ou o Microsoft Silverlight.

O Firefox 49 tem lançamento agendado para o próximo dia 13 de setembro, e as distribuições Linux devem torná-lo disponível pouco depois disso.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS