Indígenas recebem orientação sobre programas sociais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Cacoal por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho - SEMAST, em parceria com a Fundação Nacional do Índio –
FUNAI, realizou levantamento de dados das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família nas aldeias do município em resposta a uma determinação do Ministério Público Federal e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A ação é realizada todos os anos pelo Programa Bolsa Família, para saber se as famílias beneficiárias, com cadastros sem atualização há mais de dois anos, continuam dentro das regras para recebimento dos benefícios e para verificar as informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único. De acordo com a secretária de assistência social, Miriam Lacerda, todo ano é feito o cruzamento dos dados do Cadastro com outras bases de dados, quando são encontradas diferenças entre as informações declaradas no Cadastro e as das outras bases de dados, as famílias são chamadas para atualizar o seu cadastro. “Nosso objetivo com essa ação é sanar os problemas de defasagem cadastral e realinhar os problemas indígenas para buscar a solução”, declarou Miriam.
Segundo Cidelma Batista, assistente social do programa, diversas aldeias já foram atendidas. “Nós já realizamos o mapeamento das famílias nas tribos Paité, Aldeia Central e Aldeia Iratana e realizamos o agendamento através do cacique com as famílias que não receberam nossa visita”,informou. Além do levantamento de dados , as visitas tem como finalidade orientar sobre os benefícios sociais, seus critérios e direitos e repassar informações sobre as exigências do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!