Prefeitura dá sequência ao projeto de educação ambiental nos bairros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMEIA) realizou, ontem (19), palestra com o tema ‘Higiene Ambiental’ para conscientizar os
moradores do bairro São Bernardo sobre a forma adequada de descartar os resíduos, enfatizando a separação do lixo orgânico e inorgânico.
A presidente do bairro, Rita Lubiana Rosa, a solicitante da palestra, diz que a iniciativa veio da necessidade de ver o bairro bonito e de tornar-se um exemplo para Ji-Paraná. “Os próprios moradores precisam conhecer vários fatores ambientais importantes, como não queimar o lixo pelos malefícios que a fumaça traz e não poluir o igarapé Dois de Abril que passa pelo nosso bairro. E acima de tudo, gostar de ver seu bairro bem cuidado”, afirmou Rita.
A palestra abordou a importância da separação do lixo e de como isso pode beneficiar a longo prazo os moradores. Para Poliana Rocha, coordenadora da área de Educação Ambiental da SEMEIA, é uma satisfação saber que os moradores estão procurando a secretaria para buscar orientações e mais informações. “Estamos com a firme intenção de realizar essas palestras em todos os bairros da cidade, na busca de uma cons-cientização maior dos moradores, pois é visível a piora na saúde da população quando chega nesta época de seca”, informou.
A palestra foi ministrada pelo biólogo da SEMEIA, Diógenes Grings, que informou que o primeiro passo é conscientizar os moradores sobre a educação ambiental. “Esse é o início de um grande projeto de educação ambiental na cidade. Infelizmente os bairros enfrentam problemas com lixo, queimadas e outros todos os dias. A nossa intenção é atender a todos e apresentar projetos na área ambiental e qualquer morador pode solicitar nossa presença. Basta ir até a secretaria e requisitar a palestra”, finalizou.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fica na Av. Dois de Abril, 2.221, no Bairro Jardim dos Migrantes e atende pelo telefone 3411-4204.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!