Secretaria de Estado de Justiça forma nova turma de socioeducadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) realizou na manhã desta sexta-feira (31), através da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep), o encerramento do curso de formação básica para 150 socioeducadores.
O curso atende às normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com base na Lei Federal 12.594/2012, que trata do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e visa melhor preparo dos profissionais que trabalham com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Durante o evento, o vice-governador, Daniel Pereira, representando o governador Confúcio Moura, parabenizou os formandos e familiares, e disse que esse é um grande passo para uma socioeducação mais atuante. “O Estado está crescendo, e estamos investindo na qualificação de nossos servidores. Tenho certeza que os adolescentes privados de liberdade vão ter um tratamento adequado com socioeducadores bem preparados para o trabalho”, afirmou.
O secretário de Estado de Justiça, Marcos Rocha, destacou a importância de se ter profissionais qualificados trabalhando no sistema prisional do Estado. ”Estamos investindo em um plano que visa, sobretudo, a disciplina, a integridade e os direitos humanos. Esperamos muito destes servidores, que o socioeducando tenha um tratamento digno, que lhe proporcione condições para uma verdadeira ressocialização”, pontuou.
“Todas as técnicas necessárias para atuação nas unidades, como proporcionalidade, moderação e conveniência, foram utilizadas, e acredito que tenham sido adquiridas com êxito pelos alunos. Eles aprenderam, entre outras disciplinas, gerenciamento de crise, uso da força moderada, com e sem equipamentos não letais, primeiros socorros, tudo que a legislação permite hoje”, afirmou o diretor da Esep, Cláudio Lopes.
Edmilson Carvalho, um dos formandos, disse estar feliz. “Aprendi muito com nossos instrutores. Iniciei o curso com uma mentalidade e estou saindo com outra, com novas ideias sobre respeito, dignidade e determinação. Agora é aguardar a posse, que deve acontecer em breve, e colocar em prática o que aprendemos nesses dois meses de curso”, afirmou.
Durante o curso, 35 profissionais, que atuam com jovens em conflito com a lei, participaram das 460 horas de aulas teóricas e práticas. A maioria dos socioeducadores irá atuar nas unidades socioeducativas de Porto Velho.
A solenidade de encerramento do curso ainda contou com a presença do adjunto da Sejus, Marcos Amaral; do coordenador de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, Magno de Andrade Moura; e do gerente geral do Caa/Sejus, Antônio Silva.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!