Prefeito tem as contas de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas

Prefeito tem as contas de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas

Prefeito tem as contas de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em decisão publicada na terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado, por meio do conselheiro Edilson Sousa, reprovou as contas de 2013 do prefeito de

Costa Marques, Francisco Gonçalves Neto. A ex-prefeita Jacqueline Ferreira Gois também foi citada na decisão por contribuir com algumas irregularidades.

De acordo com o TCE, embora tenha observado os limites constitucionais na manutenção e desenvolvimento do ensino, na valorização dos profissionais do magistério, nos gastos com as ações e serviços públicos de saúde e nos repasses ao legislativo, a Prefeitura descumpriu o limite legal (54%) relativo à despesa com pessoal, que atingiu o percentual de 59,59% da receita corrente líquida, bem como pela não adoção, na forma e nos prazos da lei, de medidas necessárias para a redução do montante da despesa total com pessoal, haja vista este limite já ter sido ultrapassado no exercício anterior (de responsabilidade da ex-prefeita Jacqueline Ferreira Gois).

O Tribunal de Contas também apontou o descumprimento ao § 1º do artigo 1º da Lei de Responsabilidade Fiscal, com o desequilíbrio das contas (déficits orçamentário e financeiro, respectivamente de R$ 1.173.963,06 e R$ 137.570,48) e considerando ainda que remanesceram falhas e irregularidades tais como: deficiência no planejamento orçamentário; não implementação de medidas administrativas e judiciais suficientes à maior e melhor arrecadação dos valores inscritos em dívida ativa, envio intempestivo de todos os balancetes mensais e atuação ineficiente do órgão de controle interno.

Por isso, a Corte de Contas recomendou que as contas da Prefeitura de Costa Marques, relativas a 2013, de responsabilidade do prefeito Francisco Gonçalves Neto, não estão em condições de merecer aprovação pela Câmara de Vereadores, à exceção das Contas da Mesa da Câmara Municipal, dos convênios e contratos firmados pelo município em 2013, além dos atos de ordenação de despesas eventualmente praticados pelo chefe do Poder Executivo.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS