Pesquisadores do México conhecem transposição de Peixes da UHE Santo Antônio

Pesquisadores do México conhecem transposição de Peixes da UHE Santo Antônio

Pesquisadores do México conhecem transposição de Peixes da UHE Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representantes da Comissão Federal de Eletricidade do México conheceram a hidrelétrica Santo Antônio na última semana. A visita fez parte de uma programação de intercâmbio da Gerência Técnica de Projetos Hidrelétricos daquele país, que está no Brasil para visitar hidrelétricas dos Estados de Tocantins, Rondônia e Paraná. O objetivo do grupo foi se informar sobre o funcionamento do Sistema de Transposição de Peixes, canal semi -natural construído na hidrelétrica que possibilita a transposição de peixes migradores para reprodução no período de piracema.
Para a bióloga Nélida Barajas Acosta, a visita foi fundamental para que o México possa rever os conceitos de sustentabilidade ligados à migração de cardumes. “No México, o processo de licenciamento ambiental para projetos de hidrelétricas não prevê a construção de sistemas que permitam este tipo de migração. As informações que conseguimos em Santo Antônio serão importantes para fomentar ainda mais este debate com o governo mexicano, pois aqui conseguimos ver que o Sistema funciona muito bem”, afirmou.
Depois disso, o grupo finalizará um Relatório de Revisão e Análise dos Sistemas de Passagem de Fauna Aquática para a Redução dos Impactos Ecológicos de Obras Civis nos Sistemas Fluviais. A última etapa do intercâmbio será uma visita à Usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, onde também há um sistema de transposição de peixes em funcionamento.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS