Comdec, Fecomércio e Sistema S se reúnem para debater reconstrução pós-enchente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), na pessoa do coordenador, o coronel José Pimentel, representou o município de Porto Velho numa reunião realizada com a Fecomércio e o Sesc. A reunião aconteceu na última semana, na sede da Fecomércio, onde foram discutidas formas de apoio dessas entidades às ações assistenciais voltadas para socorro e acompanhamento das vítimas da enchente do rio Madeira e às iniciativas de reconstrução e reparos aos danos ocasionados ao patrimônio.
O presidente da Fecomércio, Ranieri Coelho, e o diretor-regional do Sesc, Waldy Fernando Bastos Ferreira, que também representou todo o Sistema S regional, apresentaram um breve relatório das perdas sofridas pelo comércio na região, devido à enchente do Madeira e às interrupções do trafego com o estado do Acre ao longo do inverno deste ano. Eles também demonstraram como de muitas formas participaram das iniciativas de socorro e assistência às vítimas, por meio de doações de grandes quantidades de alimentos e outros materiais básicos, doados diretamente a famílias e algumas comunidades.
O coronel Pimentel apresentou uma visão geral sobre os danos patrimoniais sofridos pelo município e sobre as perdas das famílias com a enchente. Pediu que as iniciativas de assistência aconteçam por intermédio da Defesa Civil Municipal, a fim de que o poder público possa ter melhor noção de quantas e quais famílias são assistidas, e o tipo de assistência que elas estão recebendo.
Além disso, a reunião também possibilitou ao coordenador explicitar sobre as atuais condições da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), suas vulnerabilidades e carências. “Esse patrimônio, essencial para a vida da cidade, corre hoje muito perigo, porque os desbarrancamentos estão acontecendo sem tréguas, e os riscos de uma nova cheia do Madeira são consideráveis”, disse Pimentel.
O coordenador do Sesc se comprometeu a procurar pela diretoria da empresa Santo Antônio Energia para requisitar apoio às obras de contenção na margem do rio. “O que estamos requisitando da Usina é que despeje pedras na base dos barrancos na extensão de pelo menos quinhentos metros no espaço onde se situa o complexo da Estrada”, explicou Pimentel.
O diretor-regional do Sesc comprometeu-se a apresentar um retorno sobre a sua conversa com a diretoria da Usina. Pimentel informou a Waldy Ferreira que um documento já foi protocolado, por meio do qual a Prefeitura solicita do Ministério Público que atue nesse caso como entidade promotora do intercambio entre a Prefeitura e a Santo Antônio Energia. “De fato, a Santo Antônio Energia já conhece nosso pleito e o Ministério Público também está nos ajudando nessa solicitação, mas esse compromisso, agora assumido pelo Sistema S regional, é muito bem-vindo. Independentemente dos contatos que vimos fazendo e que serão também realizados por meio do Ministério Público, recebemos com grata satisfação a oferta do Sistema S em também interceder pelas nossas solicitações. Além disso, recebemos também diversas formas de manifestações de apoio, inclusive para as iniciativas de reparos e reconstrução do que foi destruído pelas águas do Madeira”, concluiu Pimentel.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!