Frigoríficos de Rondônia exportam carne para Cuba

Frigoríficos de Rondônia são avaliados para exportar carne aos cubanos

Frigoríficos de Rondônia exportam carne para Cuba

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para avaliar as condições higiênico-sanitárias dos frigoríficos de Rondônia, que pretendem exportar carne bovina para Cuba, uma missão daquele País está realizando, desta sexta até a próxima terça-feira (16 a 20), inspeção em quatro dos 16 estabelecimentos em atividade no Estado, que em 2013 abateram 2,319 milhões de bovinos, exportando 12,3 mil toneladas de miúdos e 205,3 mil toneladas de carne para 28 países.

Conforme Alfério Boettcher, fiscal federal agropecuário da Superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa) em Rondônia, a missão tem à frente a inspetora Lourdes Del Carbonell, que dentro de 30 dias deverá emitir parecer quanto às habilitações dos frigoríficos visitados em Abunã, distrito de Porto Velho; e nos municípios de Jaru, Ji-Paraná e Rolim de Moura, além dos Estados do Tocantins e Mato Grosso.

Para o fiscal federal, considerando que Rondônia é hoje o 5º maior exportador de carne do País, a participação do governo do Estado nesse processo é de fundamental importância por ser responsável, através da Agência de Defesa Sanitária Agroilvopastoril (Idaron), pela execução dos programas de defesa sanitária, como vacinação contra a febre aftosa, controle da tuberculose e brucelose e dos procedimentos de prevenção à encefalopatia espongiforme bovina (BSE), conhecida como “doença da vaca louca”.

“Se esses programas não funcionam bem, o Estado fica impossibilitado de vender até para os Estados vizinhos”, disse.

Alfério Boettcher explicou que a avaliação é realizada com base no Serviço de Inspeção Federal (SIF), que credencia os estabelecimentos para comercializar carne ou outros produtos em todo o Brasil. Depois desse processo, caso haja interesse para exportação, os proprietários solicitam a habilitação à Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) que, por sua vez, encaminha a proposta ao Mapa, que intermedia a inspeção junto aos países.

Ainda segundo o fiscal do Mapa em Rondônia, entre os países que mais consomem bovinos do Estado estão o Egito, que em 2013 adquiriu 94,8 mil toneladas, entre carne e miúdos; Hong Kong, 55,4 mil toneladas, também entre carne e miúdos; Venezuela, 37,2 mil toneladas só de carne; e Rússia, 16,1 mil toneladas, também só de carne.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS