Após reunião Mauro Nazif decide visitar assentamento Joana D’arc com secretários na segunda

Após reunião Mauro Nazif decide visitar assentamento Joana D’arc com secretários na segunda

Após reunião Mauro Nazif decide visitar assentamento Joana D’arc  com secretários na segunda

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após quase três horas de reunião, na tarde desta terça-feira (18), com representantes do assentamento Joana D’arc; além do presidente da Central Única dos trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, que também representava a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO), do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Luís Pires, de representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Comissão de Direitos Humanos da OAB e do INCRA; bem como, de vários secretários municipais, o prefeito Mauro Nazif decidiu conhecer pessoalmente a situação do assentamento, o que será feito na próxima segunda-feira (23), quando estará acompanhado dos titulares da SEMUSA, SEMED, SEMAGRIC E SEMAS.

Os representantes dos agricultores, sindicalistas, INCRA, MPF e OAB fizeram um relato ao prefeito e secretários presentes sobre a dramática situação das famílias, que foram duramente atingidas por impactos do lago da Usina de Santo Antônio. Os problemas são de várias naturezas, como infestação alarmente de mosquitos, animais peçonhentos e selvagens, estradas danificadas, escolas fechadas por alagamento e infestação de cobras, terra que se tornou improdutiva com o afloramento do lençol freático, problema endêmico de malária. Foram apresentados ao prefeito relatórios de estudos de vários órgãos como EMATER, CPRM, UNIR, EMPRAPA, INCRA e Comissão de Direitos Humanos da OAB; além de estudos das próprias secretarias municipais.

O objetivo da reunião foi solicitar que a prefeitura viabilize o retorno temporário das 266 famílias que estão acampadas em frente à Santo Antônio Energia, que permanecerão no Joana D’arc durante um período estimado de até seis meses; neste prazo o INCRA deverá viabilizar o reassentamento em uma nova área. A partir da luta destas famílias que estão há 68 dias acampadas e da mobilização do Grito da Terra 2013, foi agendada uma reunião na presidência nacional do INCRA no último dia 12, com a presença da Santo Antônio Energia, quando foram conquistados, além do reassentamento, cestas básica e uma ajuda de custo de R$ 939,85 mensal, este último benefício por quatro meses. A santo Antônio Energia está apoiando o INCRA na implementação de parte das medidas.

Além da comitiva do prefeito, estarão acompanhando Mauro Nazif na visita ao Joana D’arc a CUT, FETAGRO, STTR, INCRA, MPF e a Comissão de Direitos Humanos da OAB. Após esta visita será definido um cronograma de trabalho, com as ações emergências e em ordem de prioridades, como recuperação de estradas, educação para as crianças, combate à praga de mosquitos, posto de saúde, telas para as janelas das casas; além de medidas de assistência social. Para o presidente da CUT, Itamar Ferreira, “A postura do prefeito Mauro Nazif, de visitar o local com os secretários, cria uma expectativa positiva de que as providências emergenciais serão feitas com brevidade, para assegurar as condições mínimas de moradia”.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS