Junta Militar de Porto Velho entrega 250 certificados de Dispensa de Incorporação

Junta Militar de Porto Velho entrega 250 certificados de Dispensa de Incorporação

Junta Militar de Porto Velho entrega 250 certificados de Dispensa de Incorporação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Junta Militar do município de Porto Velho realizou na última semana mais uma solenidade de Juramento à Bandeira e a entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação. O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, que é também o presidente da Junta Militar do município, foi representado pelo secretário da própria Junta Militar, Júlio Mercado. Na ocasião 250 jovens alistados receberam o Certificado.

Segundo o Tenente Wilson Carvalho, delegado da 1ª Delegacia de Serviço Militar o Certificado de Alistamento Militar comprova que o brasileiro do sexo masculino se alistou no serviço militar ao completar 18 anos. “O procedimento é obrigatório no país. Vale ressaltar que o brasileiro que não está em dia com suas obrigações militares está impedido de obter passaporte e prorrogar sua validade; ingressar em uma instituição pública seja como empregado ou associado; assinar contrato com órgão público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, entre outros”, observou.

No verso do Certificado de Dispensa de Incorporação é informada a data de apresentação para seleção geral, que ocorre entre os meses de julho e outubro, bem como o local onde são realizados testes médicos, físicos, entre outros. Os jovens considerados aptos retornam no início do ano seguinte, normalmente entre 2 e 15 de janeiro, para saber se foram dispensados do serviço militar ou encaminhados para a seleção complementar no Exército, na Marinha ou Aeronáutica. Os jovens não aprovados na seleção geral se apresentam às Juntas de Serviço Militar para receberem o certificado de dispensa correspondente.

Para obter o Certificado de Alistamento Militar o jovem cidadão deve procurar uma Junta de Serviço Militar (JSM). O mesmo procedimento vale para estrangeiros que se naturalizaram brasileiros ou que optaram por essa nacionalidade. Brasileiros que vivem no exterior também são obrigados a se alistar. Para isso, devem procurar a embaixada ou a representação consular mais próxima. O prazo para alistamento militar vai do dia 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que o cidadão completa 18 anos (prazo normal). De 1º de maio a 30 de junho do mesmo ano, o alistamento ainda é considerado dentro do prazo. No entanto, o cidadão será encaminhado para a seleção no ano seguinte, sem a necessidade de pagamento de multa.

Os prazos também são válidos para brasileiros que residem no exterior. No caso de estrangeiros que se naturalizaram brasileiros, ou que optaram por essa nacionalidade, o procedimento deve ser feito no prazo de 30 dias a partir do recebimento do Certificado de Naturalização ou do Certificado de Assinatura do Termo de Opção. Os portadores de necessidades especiais não precisam prestar serviço militar, mas também são obrigados a realizar o alistamento.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS