A equipe médica de plantão 24h na maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro conta com médicos ginecologistas, cirurgiões obstetras, anestesiologistas, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta entre outros. A maternidade da unidade hospitalar possui 54 leitos e atende pacientes dos 52 municípios do Estado e também de fronteiras como Amazonas.
Já o Centro Obstétrico tem dez leitos, também para atendimentos de gestantes com riscos na gravidez.
De acordo com o diretor-geral do HB, Luis Eduardo Maiorquim, as pacientes que chegam à maternidade são todas com problema na gestação, muitas sem o pré-natal e encaminhamento médico. “Mas todas são atendidas”, garante.
"O aconselhável é que as gestantes passem primeiro pelo ambulatório. Existem dois na capital, um na Policlínica Oswaldo Cruz e outro no município. Com esses procedimentos básicos, muitos agravos são evitados", disse Maiorquim.
"O hospital é o único de Rondônia que realiza parto de alto risco, com equipe multidisciplinar, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) materna e neonatal. Em média, por dia na maternidade são atendidas 50 mulheres com risco na gravidez, como hidrocefalia, sangramento, diabetes gestacional, indução, gripe, sem pré-natal, trabalho de parto prematuro, entre outros problemas, por isso fazemos um alerta aos gestores dos municípios, para que antes de encaminharem pacientes para a maternidade do HB, verifiquem a existência do pré-natal e todos os exames necessários de uma gravidez de risco", disse o secretário de Estado da Saúde (Sesau) Williames Pimentel.