O prefeito Mauro Nazif esteve reunido na quinta-feira (27), com representantes dos permissionários que ocupam os espaços do Mercado do Peixe da zona Sul de Porto Velho, construído na gestão anterior. Os trabalhadores solicitam mudança para outro local. Alegam que a Rua Paris, no bairro Conceição, onde está situado o Mercado, não tem movimento e, por conta disso, não conseguem faturamento sequer para pagar as contas.
Eles pedem que sejam reinstalados em um terreno de propriedade particular, na Rua Geraldo Siqueira, mesmo bairro, onde segundo os trabalhadores, poderão vender seus produtos (pescado e verduras) e sustentar as famílias. O dono do lote, segundo os “peixeiros”, está disposto a negociar a área com a prefeitura, em troca do terreno onde atualmente funciona o Mercado do Peixe.
Mauro Nazif determinou aos secretários Antônio Geraldo Affonso e Eduardo Rauen, respectivamente titular e adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), responsável pelos mercados, que montem o processo propondo a negociação do imóvel e encaminhe à Procuradoria Geral do Município (PGM), que dará o parecer sobre a legalidade da negociação.
Geraldo Afonso disse que já solicitou avaliação do terreno, um dos pontos fundamentais para montar o processo. Também informou que a Semdestur realizou vistoria no Mercado e constatou que o local não atende as necessidades dos trabalhadores. Além disso, as instalações são impróprias para a comercialização de peixes.
O secretário garante que na próxima quarta-feira, dia três de julho, entregará o processo na PGM. O prefeito solicitou que os “Peixeiros” formem uma comissão para acompanhar todos os trabalhos junto à Semdestur. “Se for legal tem o nosso apoio. A gente entende que todos querem trabalhar”, afirmou Mauro Nazif.