O Senhor Josino Pequeno de Melo, 100 anos de idade, cortou seringa a vida toda, começou aos 7 anos com o seu pai e aos 15 anos se mudou com a família para o seringal Ituxi no Amazonas.
Além do seringal também trabalhou em várias locações do Amazonas e do Acre. De 1942 até o final da II Guerra Mundial em 1945 ele ensinou aos Arigós que chegavam a colher o látex, dividir e defumar a seringa. Com saudosismo lembra-se de detalhes da época inclusive do sofrimento dos Arigós.
Durante os anos árduos de trabalho o senhor Josino foi picado por um mosquito que desencadeou uma doença rara que persiste até os dias de hoje. Buscou tratamento em vários estados do país com a ajuda de seus familiares, mas nenhum médico soube diagnosticar a doença.
O senhor Josino veio ao SINDSBOR (Sindicato dos soldados Da Borracha e Seringueiros de Rondônia) pedir apoio na busca por seu direito de receber a indenização dos Soldados da Borracha paga pelos Estados Unidos ao Brasil, mas que nunca foi repassada a ele.
Ele conta com a colaboração do Governo Brasileiro para reaver esse recurso que é seu de direito e realizar o sonho de finalmente iniciar o tratamento de sua doença rara fora do país.