Abertas as inscrições para o Projovem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Estão abertas as inscrições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), programa do Governo Federal, executado pela Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O programa tem por finalidade preparar jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos técnicos nas áreas de administração, saúde, construção civil e serviços pessoais, retirando-os da situação de vulnerabilidade social. Os cursos têm duração de seis meses. A meta, segundo o secretário adjunto da Semdestur, Eduardo Rauen, é formar mil jovens neste período, ofertando 250 vagas para cada capacitação. A partir de agora serão realizadas as pré-matrículas no prédio do Sine Municipal, na Rua José do Patrocínio, 852, Centro, de segunda a sexta, das 14 às 17horas”, alerta o secretário. São necessários RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. As inscrições serão encerradas conforme forem preenchidas as vagas.
Estudando em horário oposto ao da escola, os alunos são contemplados com um auxílio de R$8,00 ao dia para custeio do transporte e alimentação. A previsão de início das aulas é para o mês de maio. A entidade que vai ofertar os cursos ainda não foi definida. “Os jovens às vezes não tem condições de estudar por não ter dinheiro para o simples pagamento do vale transporte. Através do Projovem, é dada a oportunidade de uma capacitação profissional, criando mais chances de inserção no mercado de trabalho, além de um incentivo aos estudos” explica Eduardo.
Para participar do programa os candidatos devem ter entre 16 a 29 anos, serem membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e estar cursando ou que tenha concluído o ensino fundamental ou médio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!