O governo federal publicou nesta segunda-feira (15), o decreto 7.824/2012 que regulamenta as ações afirmativas/cotas sociais (lei 12.711/2012). A lei estabelece que 50% das vagas das instituições federais sejam destinadas a alunos de escolas públicas. No Processo Seletivo 2013/1 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que recebe inscrições até o dia 08 de novembro, a determinação já está valendo.
No edital publicado na página www.ifro.edu.br, o estudante poderá saber a quantidade das vagas reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar (até um salário-mínimo e meio por pessoa da família) em cada curso e turno.
As inscrições no Instituto nos câmpus localizados em sete municípios do Estado estão sendo realizadas no site do próprio órgão que oferece vagas em 13 cursos técnicos e oito de nível superior, distribuídos entre os municípios de Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho (Calama e Zona Norte) e Vilhena. São ofertadas um total de 1.890 vagas, sendo 1.200 vagas para os Cursos Técnicos Integrados, 320 em Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e 370 para os de Graduação.
Para os estudantes que concluíram todo o ensino fundamental na rede pública, as oportunidades são para os cursos técnicos integrados, ou seja, que reúne conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional. Aqueles que terminaram o Ensino Médio em escola pública, o IFRO oferece vagas em Cursos Técnicos Subsequentes, que tem duração de até dois anos, e de nível superior, neste caso, as ofertas são nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Laticínios e Gestão Pública.
Já 20% das vagas da ampla concorrência serão reservadas às pessoas optantes pelo ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, e outras 5% às pessoas com deficiência.
O Processo Seletivo Unificado 2013/1 será realizado em uma única etapa, consistindo na aplicação de prova com questões de múltipla escolha para os Cursos Técnicos nas Modalidades Integrado e Subsequente, e prova com questões de múltipla escolha e redação para os Cursos de Graduação. As provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro de 2012.