O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) receberam a visita de auditoras americanas, acompanhadas de fiscais do MAPA de Brasília e de representante da Embaixada Americana no Brasil.
As Doutoras Silvia Kreindel e Roberta Morales dos Estados Unidos vieram avaliar o Sistema de Defesa Sanitária do Brasil, bem como as ações preventivas relacionadas às doenças das aves. A avaliação foi feita no município de Guajará-Mirim, onde foram visitados o posto de fiscalização de fronteira do MAPA e a estrutura física utilizada pela Agência Idaron na fiscalização de fronteira.
No local as auditoras avaliaram os procedimentos e registros adotados nos postos de fiscalização de fronteira com a Bolívia para a prevenção da introdução de doença das aves no território brasileiro. Depois desse levantamento de dados a Comissão irá entregar um relatório final para o Ministério da Agricultura, visando habilitar o Brasil para a exportação de carne aviária.
Para o Gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, essa visita é de extrema importância para o estado de Rondônia. “Temos que estar preparados para demonstrar com transparência nossa capacidade de fiscalização e prevenção. Com isso podemos abrir novos mercados a exemplo do já consolidado mercado aberto para nossa carne bovina”, afirma Alexandre.
A equipe de auditoras iniciou sua visita ao Brasil no Distrito Federal e após a vista a Rondônia, se deslocou para os Estados de Goiás, Bahia e São Paulo.
A principal missão da Idaron com o Governo Federal, no caso o MAPA, foi mostrar que, mesmo nos Estados onde a produção de aves não é, ainda, uma atividade muito representativa, temos as condições sanitárias necessárias para receber investimentos. “O Governo Federal sabe que pode contar com Rondônia neste esforço nacional de abrir mercados”, destacou o presidente da Idaron Marcelo Henrique.
Essa visita contou com o apoio incondicional do governador Confúcio Moura, que cedeu aeronave que transportou as visitantes ao município de Guajará-Mirim. O Governo da Cooperação tem um compromisso enorme com o setor produtivo, destaca o presidente da Agência, Marcelo Henrique.