Para reforçar o trabalho do governo do Estado com orientações visando à redução do número de acidentes de trânsito, o Conselho Estadual de Trânsito de Rondônia (Cetran-RO) realizou na manhã desta terça-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, mais um pit stop, desta vez na avenida Rio Madeira, nas proximidades do Colégio Tiradentes, um dos locais de maior fluxo de veículos na zona Norte de Porto Velho.
Utilizando como lema “É melhor educar do que multar”, a equipe do Cetran-RO, presidida pelo major Silvio Bezerra, apenas abordava os motoristas e motociclistas para entregar materiais informativos, ressaltando a necessidade de se respeitar a sinalização, não dirigir quando beber e também a importância do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para transportar crianças, conforme a faixa etária.
De acordo com o Conselho Nacional, diariamente, em especial nos finais de semana, é grande o número de acidentes de trânsito no Brasil, e geralmente acontecem porque os motoristas dirigem em alta velocidade, sem respeitar a sinalização e, em muitos casos, dirigem após ingerir bebida alcoólica. Muitos desses acidentes levam pessoas à morte ou a ficarem com graves problemas de saúde.
Durante ações de fiscalização, com a Operação Lei Seca deflagrada pelo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), da última quinta-feira até domingo foram registrados na Capital mais quatro mortes e 78 feridos em decorrência de acidentes, dos quais 74% envolviam motociclistas.
Mas não são apenas os motorizados que representam risco no trânsito, em Rondônia, segundo o Detran-RO, em 2001 foram mais de 1.500 acidentes com vítimas envolvendo ciclistas. Número que pode ser alterado, conforme o departamento, se houver mudança de comportamento no trânsito “e se os ciclistas adotarem uma postura de gentileza e serenidade”.
Com relação aos ciclomotores e ciclo elétricos, que estão se tornando frequentes na Capital, o major Silvio explicou que uma portaria do Cetran-RO, de número 002, aguarda apenas ajustes do Detran-RO para que os seus condutores sejam obrigados a habilitar-se na categoria “A” e ter a Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC).
Para o motociclista Francisco Hernandes, funcionário público, a ação do Cetran-RO foi considerada válida, levando em conta o número de ocorrências registrado diariamente na cidade, “cujo fluxo de veículos cresceu muito nos últimos cinco anos”.
Já o jornalista Geovani Berno, disse ser importante esse tipo de atividades, principalmente nas vias de maior fluxo, “para manter as pessoas sempre alertas quanto aos procedimentos para um trânsito seguro”. Isso vale também para os pedestres, que podem ajudar com a redução dos acidentes atravessando a rua somente quando o sinal estiver fechado para os carros e observando a faixa de pedestre.
Desde o último dia 15, com a abertura da Semana Nacional do Trânsito, o Cetran-RO vem realizando e participando de uma série de atividades representando o governo estadual. Para esta quarta-feira (26), a principal ação prevista é um workshop sobre o trânsito, no Porto Velho Shopping, a partir das 9h.