Em reunião na manhã desta sexta-feira (21/09) no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesdec, estiveram reunidos o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, secretário de Justiça, Fernando Antônio de Souza, e demais organismos de Segurança Pública do Estado. O objetivo da reunião foi deliberar ações preventivas para manter a segurança nos presídios caso a greve dos Agentes Penitenciários de Rondônia aconteça neste sábado assim como informado pelo sindicato da categoria.
Ao final da reunião ficou deliberado que a Polícia Militar irá fazer o policiamento interno e externo nos presídios, substituído os Agentes que aderirem à paralisação. A Polícia Civil estará com uma equipe para acompanhar a situação de perto para possíveis flagrantes. “O efetivo empregado será na sua maioria de policiais militares que já atuam nas unidades, contudo terão suas folgas reduzidas. Policiais da Companhia de Trânsito que já atuaram nos presídios também serão empregados”, salientou Marcelo Bessa ressaltando que o policiamento ordinário não será prejudicado.
O secretário de justiça disse que caso ocorra à greve, os serviços prestados pelos Agentes serão mantidos sem prejuízos ao sistema penitenciário do Estado. “O governo sempre manteve os canais de negociação abertos. Na última greve da categoria os principais itens da pauta de reivindicação foram atendidos. O Agente Penitenciário teve quase que o dobro do salário de aumentos por meio de gratificações. No entanto ficou acordado que os outros pedidos seriam cumpridos no próximo ano”, disse Fernando Antônio de Souza.