FINALMENTE - Dentro do planejado Governo inicia ocupação do CPA

A ocupação do Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA), que sofreu vários adiamentos, finalmente teve início na manhã desta terça-feira, 18. Duas pastas já começaram a ocupar um dos prédios do complexo Rio Madeira, Departamento de Obras e Serviç

FINALMENTE - Dentro do planejado Governo inicia ocupação do CPA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ocupação do Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA), que sofreu vários adiamentos, finalmente teve início na manhã desta terça-feira, 18. Duas pastas já começaram a ocupar um dos prédios do complexo Rio Madeira, Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP) e Departamento de Estadas de Rodagens (DER). Nesta quarta-feira, 19, cerca de 340 funcionários públicos já batem ponto no CPA.
Inicialmente a equipe reportagem recebeu a informação de que os servidores estariam sendo realocados sem o mínimo de estrutura para a execução de suas atividades e que tudo estaria sendo feito para que o titular interino da pasta do DER, Lúcio Mosquini, pudesse “mostrar serviço”, por isso foi necessária uma verificação “in loco”, para garantir a veracidade das notícias prestadas na denúncia.
Uma equipe do RONDONIAOVIVO esteve na manhã desta terça-feira no complexo Rio Madeira, para averiguar essa mudança e foi verificado que o clima era de troca de endereço. Na chegada a equipe foi orientada a procurar a responsável pelo local, engenheira Josiane Beatriz Faustino, que acompanhou a reportagem até um dos prédios, que segundo ela está apto a receber os novos ocupantes.
A engenheira relatou que está sendo cumprido um cronograma e que nada foi executado sem prévio estudo e/ou preparo. Foi possível constatar que ainda há muitos fios e tampas do forro de gesso soltos pelo local e o clima de total desorientação, típico de mudança, toma conta do local. Quanto a questão estrutural a engenheira relatou que os fios e cabos ainda estão aparentes porque os trabalhadores da obra estão adequando os postos de trabalho conforme solicitação dos servidores e que o DER tem o prazo de três dias para deixar tudo pronto para os trabalhadores poderem efetivamente exercer suas atividades a contento.
Com relação a segurança, uma vez que muito do local ainda está em obras, o que poderia oferecer risco a segurança das pessoas que passarão a freqüentar o CPA, a engenheira foi taxativa ao dizer que os pontos que oferecem qualquer perigo serão isolados ao acesso comum.
Já no prédio recém ocupado fomos recebidos pelo secretário adjunto do DER, Mirvaldo Moraes de Souza. Ele comentou que água, luz, elevadores e o necessário da infra-estrutura já está ativo e os servidores terão o necessário para execução de suas atividades. Quanto ao sistema  de esgotamento sanitário foi esclarecido que um central de tratamento de esgoto que atende a toda a estrutura já está em pleno funcionamento e irá fazer o tratamento dos resíduos para posterior destinação do material já tratado.
A reportagem, então, acompanhada pela engenheira Josiane a um dos banheiros para mostrar o pronto funcionamento das unidades, porém não havia água nas torneiras. Ela esclareceu que o fato se deve a uma reversão no sistema de abastecimento. “Nós temos um sistema de reaproveitamento das águas das chuvas para atender as descargas sanitárias, e na última chuva houve um acúmulo por isso fiz um remanejamento, mas revertendo o sistema o abastecimento de água nos banheiros volta a normal”, pontuou.
Já na saída a equipe foi esclarecida quanto ao trabalho executado para garantir uma ocupação segura. Foi presenciado uma das funcionárias do DER tropeçando em um dos muitos fios que estão esticados pelos corredores, não que isso desaprove a mudança, mas lembra que é preciso ter um pouco mais de cuidado com a segurança de quem passará a ocupar o prédio nos próximos dias.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS