Umidade relativa do ar é a mais baixa do ano em Rondônia

Umidade relativa do ar é a mais baixa do ano em Rondônia

Umidade relativa do ar é a mais baixa do ano em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma massa de ar quente e seca que passa por Rondônia promoveu o índice mais baixo de umidade já registrado no ano. Em Porto Velho, a umidade chegou a 20% na última quarta-feira (1º). No interior do estado, na Região Centro-Sul, o índice chegou aos 14% na quinta-feira (2), segundo dados do Sistema de Proteção à Amazônia (Sipam).
As cidades que apresentam níveis mais baixos são Cacoal e Vilhena. Na capital, nesta sexta-feira (3), a umidade relativa do ar atingiu 34%, mas de acordo com o meteorologista do Sipam Alves dos Santos Neto, a tendência é diminuir durante o dia. “Os níveis mais baixos de umidade geralmente são registrados na parte da tarde, por diversos fatores, mas principalmente pelo calor mais intenso”, diz Luiz.
Ele também explica que o índice ideal deve ficar em torno dos 40%. “As pessoas mais sensíveis, com problemas respiratórios sofrem com a baixa umidade”, relatou. Segundo o meteorologista, a situação no interior é mais crítica por ser uma região mais seca e que apresenta grandes áreas de desmatamento e pastagem. “O que ajuda a garantir uma boa umidade do ar são as matas e florestas”, explica.

ATENÇÃO ESPECIAL - A situação gera transtornos para a população, pois eleva a incidência de agravos respiratórios. Para amenizar os transtornos, médicos recomendam que as pessoas adotem alguns hábitos para prevenir doenças comuns durante o tempo seco. O mais importante é a hidratação. Recomenda-se ingerir 2 litros ou mais de água por dia. A alimentação precisa ser leve, baseada em frutas, legumes e verduras. É recomendável também usar umidificadores de ar, ou mesmo uma toalha molhada em ambientes fechados. 

Para a publicitária Paola Tuzani, 22 anos, esse clima é ruim, pois ela tem sinusite e durante dias secos qualquer esforço físico torna sua respiração mais difícil. “Tarefas simples do cotidiano como caminhar até o ponto do ônibus ficam mais difíceis para mim. Para amenizar, procuro tomar água o tempo todo e me hidrato”, disse a publicitária.
Para se prevenir dos sintomas do tempo seco, especialistas recomendam a hidratação do corpo e evitar a prática de exercícios físicos em alguns horários. Em caso de mal-estar ou sintomas mais graves, o paciente deve procurar atendimento médico.
O crescimento da poluição é uma das principais causas do afloramento das doenças respiratórias nesta época do ano. Isso devido ao baixo nível da umidade do ar e muitas partículas de poeira em suspensão, diminuindo a qualidade do ar que se respira.
Como consequência, ocorre o aumento dos casos de asma, pneumonia, sinusite, rinite, resfriados, gripes e outras doenças do aparelho respiratório. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS