FARO sedia campanha para cadastro de doadores voluntários de medula

O número de pacientes no Brasil que necessitam de transplante é de 1050, estima-se que deste total 50 são do estado de Rondônia

FARO sedia campanha para cadastro de doadores voluntários de medula

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Faculdade Faro recebe nos dias 26 e 27 a equipe da ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea) em seu trote solidário. Os alunos da instituição são orientados sobre a importância de ser um doador voluntário de medulam óssea e tiraram suas dúvidas com relação ao tema. O coordenador da ATMO Porto Velho, Lindberg Oliveira, passou dados importantes durante palestra de sensibilização realizada no primeiro dia de atividades. “Hoje nós temos 70 doenças do sangue que podem ser tratadas através do transplante de medula. O número de pacientes no Brasil que necessitam passar por este procedimento é de 1050. Estimamos que deste total 50 são do estado de Rondônia”. Lindberg acrescenta que este número varia constantemente, já que há pacientes que conseguem logo o transplante, ou em casos mais graves não resistem à espera por um doador.
Outro ponto fundamental no trabalho de sensibilização é esclarecer quem pode se tornar um doador voluntário. O coordenador da ATMO destaca que neste caso a pessoa deve ter entre 18 e 54 anos, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, doenças autoimunes ou já ter tido câncer. Os acadêmicos também foram conscientizados sobre as chances de se encontrar um doador compatível. “As chances é de 25% entre irmãos, menos de 5% nos demais integrantes da família como tios, primos, etc. Nos casos que há necessidade de se procurar um doador fora da família as chances são de um para cem mil até de um para um milhão”, disse Lindberg.
De acordo com Lindberg o Redome (Registro Nacional de Medula Óssea) para onde são enviados os dados e resultado do exame de compatibilidade, conta com aproximadamente três milhões de doadores voluntários cadastrados. “É importante deixar bem claro que a coleta de sangue realizada o ato do cadastro é apenas para realização do exame de compatibilidade, a doação da medula acontece em uma fase posterior”, acrescenta. 
O responsável pela coleta de sangue para cadastro de doadores voluntários em Rondônia é a Fhemeron. Já o exame de compatibilidade fica sob responsabilidade do Laboratório Nativida HLA. “A coleta para cadastro e o exame de compatibilidade são realizados em Porto Velho. Caso haja comprovação de compatibilidade a doação acontece em outros estados. Hoje os centros transplantadores estão localizados em Recife, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, entre outras cidades”.
A aluna do curso de direito Isabel Aline Almeida foi uma das interessadas em realizar o cadastro após a palestra. Ela destaca que é importante tomar a iniciativa de ajudar o próximo. “Eu sei que em algum lugar uma pessoa está precisando da minha ajuda. Se eu tiver a sorte de ser compatível com alguém vou ajudar, pois sei o quanto é difícil uma pessoa precisar de um gesto solidário de alguém e não encontrar apoio”, disse.
O trote solidário na Faculdade Faro encerra hoje. Durante todo o dia serão realizadas palestras e o cadastramento de doadores voluntários. Os colaboradores Lindberg Oliveira e Marinalda Farias ficaram responsáveis pelas palestras e a Fhemeron com sua equipe técnica estará realizando o cadastro de novos doadores.
Além desse trabalho de sensibilização os palestrantes também alertam para a necessidade dos voluntários cadastrados atualizarem seus endereços sempre que necessário através do site da ATMO www.atmo.org.br, onde existe um link direto com o Redome onde se realiza a atualização.
 
Sobre a ATMO
A ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea) é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que apóia familiares e pacientes portadores de leucemias, mieloma múltiplo, e outras doenças do sangue. A sede fica em Recife e atua desde 2005. Em julho deste ano a associação abriu um núcleo em Porto Velho, que conta com 13 componentes.
Os Amigos do Transplante trabalham sempre em parceria com a Fhemeron realizando palestras de sensibilização para captação de novos doadores voluntários de Medula Óssea. Rondônia conta com 60 mil pessoas cadastradas no Redome (Registro Nacional de Medula Óssea). A meta da instituição é aumentar este número de cadastros já que as chances de encontrar um doador são maiores entre pessoas da mesma Região.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS