Questão de arrumação
A coisa anda complicada em alguns comitês eleitorais, e cá entre nós, um candidato que não consegue organizar a própria campanha, não deve ser lá grande coisa como prefeito de uma cidade. PAINEL POLÍTICO encaminhou para a assessoria dos nove candidatos um questionário padrão com pedido de perfil de cada um. Logo no primeiro dia a assessoria do candidato Mário Português encaminhou o material completo, se dando ao luxo de no segundo dia, pedir para fazer algumas pequenas correções. Eficiência total. A revista comunicou Tácito Pereira, um dos coordenadores da campanha de Fátima Cleide, eles não responderam. Foi preciso entrar em contato com a assessoria do vice, Miguel de Souza para que fosse respondido o questionário. Zero para o PT no quesito organização.
Os demais
O PSDB não tem a menor ideia de quem vai assessorar a campanha de Mariana Carvalho e Guilherme Erse. Lá pelas bandas do ninho tucano ninguém se entende. Expedito Júnior teve que entrar no circuito para começar a colocar a turma nos eixos, mas pelo visto ainda não surtiu efeito a reunião que ele teve na manhã desta terça-feira. Até agora ninguém respondeu. Mário Sérgio e Mauro Nazif a mesma coisa. O mesmo se pode dizer de Pastor Aluízio Vidal e Jaderson Silva. Lindomar Garçon respondeu pessoalmente ao questionário e entregou no final da manhã desta terça-feira. José Augusto, do PMDB não deu sinal de vida.
Falando em PMDB
A turma por lá continua teimando no que diz respeito a forma exótica que escolheram o vice, Marco Antônio. Enviaram um julgado de 2008 para corroborar a tese de que podem escolher candidato sem passar pela convenção. A jurisprudência que eles enviaram é antiga, de 2008, nós citamos um julgado mais recente, 2010. O caso apresentado no julgado de 2008 é diferente já que tratou o Tribunal Superior Eleitoral de analisar situação de candidato a vereador e não de prefeito ou vice. Como falei anteriormente, poderá ser escolhido candidato ao cargo proporcional fora da convenção para fins de complementar as vagas remanescentes.
No mais, qualquer discussão quanto ao assunto trata de mero conteúdo doutrinário, irrelevante, portanto, para o caso. Vamos aguardar o Ministério Público impugnar e o juiz decidir.
Ação
Me surpreendi ao ver no site do Tribunal de Justiça uma ação movida contra mim por uma senhora que, ao que tudo indica, perdeu seu filho de forma trágica. A ação, ao que parece, foi impetrada em Alta Floresta. Pelo que vi em buscas na internet usando o nome dela e depois de seu filho, percebi que deve se tratar de um erro grosseiro por parte de algum advogado mal intencionado. Raríssimas vezes tecemos ou divulgamos qualquer tipo de assunto referente a temas policiais, até por que não se trata de nossa área. Como a ação ainda está em fase embrionária e não conhecemos a inicial, tampouco o tema em questão, se realmente for algo relacionado a morte de seu filho, creio que ela deveria se informar um pouco mais. Se estiverem entrando com ação na base do “chutômetro”, vamos entrar com outra devidamente embasados.
Complicado
Miguel Sena quer disputar as eleições em Guajará Mirim. Bom lembrar que ele ficou fora da disputa para deputado por não ter votado no segundo turno das eleições de 2008. também não justificou, tampouco compareceu à Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.
Vai esquentar
O Procurador Geral do Ministério Público de Rondônia, Héverton Aguiar disse que serão ajuizadas ações públicas contra os consórcios que constróem Jirau e Santo Antônio devido aos inúmeros prejuízos ambientais causados por eles em Porto Velho. Ele disse ainda que o mais grave é a total falta de explicação por parte dos responsáveis quando são chamados a dar esclarecimentos sobre os problemas causados pelos empreendimentos.
Banzeiros
O procurador classifica os problemas ambientais e sociais como dramas. “Não podemos chamar de problemas, são verdadeiros dramas cujo final não temos a menor idéia”, acrescentou. Um desses “dramas” é sem dúvida os banzeiros ocasionados em decorrência da abertura das comportas, principalmente de Santo Antônio, que foi construída dentro da área urbana de Porto Velho. Os banzeiros destroem as barrancas, causando destruição e miséria, já que famílias inteiras perdem todos os seus parcos bens e principalmente, sua subsistência, já que o rio, que antes garantia o pão de cada dia, se transformou em um inimigo poderoso.
Por isso
O Ministério Público deve engrossar o caldo para o lado das usinas. É bom a turma começar a mostrar solução para os dramas causados por eles mesmos, do contrário correm um sério de risco de saírem algemados do canteiro de obras. O procurador Geral conversou com a reportagem da revista PAINEL POLÍTICO e a entrevista completa, tratando sobre esse e outros assuntos vai estar na próxima edição que circula a partir da segunda quinzena de julho em todo o Estado.
Comissão
E as coisas parecem não estar nada bem pelas bandas das usinas. Nesta terça-feira o site Congresso em Foco, um dos mais respeitados noticiários políticos do País, divulgou reportagem sobre uma investigação que vem sendo conduzida pelo Congresso Nacional após denúncias de tortura e cárcere privado no canteiro de obras de Jirau. Normalmente esse tipo de investigação não costuma apresentar resultados práticos, mas servem para fazer barulho e trazer à tona situações obscuras. Vamos aguardar o desfecho.
50 + 1
O atual prefeito de Cabixi, Izael Dias disputa a eleição com ele mesmo, já que foi o único a registrar candidatura este ano. Mas isso vai lhe trazer um sério problema, já que vai precisar de 50 por cento dos votos válidos do município, mais um. Ou seja, se todo mundo resolver que a coisa está resolvida e não for votar, Cabixi corre o risco de ficar sem prefeito. Mas isso em tese, evidente que todos irão, já que também precisam eleger os vereadores. Mas que seria estranho...
Por aqui
Quase todo mundo é candidato a vereador. Impressionante.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Novo tratamento elimina fibrose com massagem
Liberação Tecidual Funcional, ou LTF, é o nome com o qual a fisioterapeuta Mariane Altomare, coordenadora da câmara técnica de fisioterapia dermatofuncional do Conselho Regional de Fisioterapia, patenteou as manobras que têm eliminado fibroses em pacientes no pós-operatório recente (ou tardio) de cirurgias plásticas. O trabalho de doutorado da fisioterapeuta será apresentado em um congresso na Grécia, em outubro deste ano. A base científica dessa espécie de massagem (que tem um quê de RPG, como ela define) está na técnica de fisioterapia chamada liberação miofascial — que diminui tensão e dor muscular — mas com tensão, direção e profundidade diferentes. — O tecido cicatricial é rico em colágeno, porque ao ser agredido (numa cirurgia) o corpo reage colocando mais colágeno no local atingido. Eu descobri como remodelar essa fibra colágena reorganizando o tecido. Numa explicação bem básica, é como se a gente cozinhasse muito um espaguete e ele ficasse todo grudado, esta é a fibrose. Com a LTF o espaguete fica esticado lado a lado — explica. A técnica, segundo ela, pode ser aplicada no pós-operatório imediato e tardio, inclusive em celulite, mas nesse caso associado à radiofrequência, já que a celulite é um problema causado por diversos fatores e muito associado à flacidez. — Não adianta desfazer a fibrose da celulite e o tecido ficar solto, flácido. Para isso usamos a radiofrequência — diz Mariane.