A Sedam de Porto Velho com apoio Polícia Civil e da COE realiza a Operação Arca de Noé, que tem por objetivo preservar as unidades de conservação do Estado de Rondônia.
Esta Operação que, inicialmente, teria a duração de 40 dias, prorrogou-se por mais 15 dias. E na última terça-feira (19/06) os servidores da Sedam juntamente com os policiais civis flagrantearam José R.S., de 52 anos, por porte ilegal de arma.
A equipe de fiscalização ambiental juntamente com os policiais civis monitoravam a Linha 02, no interior da Floresta Estadual de Rendimento Sustentado Rio Madeira B quando avistaram o acusado com uma espingarda calibre 20, municiada.
Após a abordagem José os levou até seus aposentos, onde foi observado um desmatamento de 1,5 hectare de Floresta Nativa dentro da unidade de conservação.
O acusado foi conduzido à Central de Flagrantes e ficou à disposição da autoridade policial, que o autuou por porte ilegal de arma e munições, conforme dita o art. 14, da Lei nº 10.826/03 e por contrariar o art. 52, da Lei n° 9.605/98. E a perícia criminal apurará a real extensão do dano florestal, para constatar se houve crime ambiental.