A contribuição das atividades de inteligência do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para a segurança das fronteiras na Amazônia foi tema de apresentação aos participantes do Encontro de capacitação da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que acontece até sexta-feira (13/04), em Porto Velho.
Em visita ao Centro Regional do Sipam, os representantes dos 11 estados brasileiros que possuem fronteira terrestre conheceram o projeto Amazônia Digital, que repassa dados geográficos para uso das forças de segurança, e também o Portal de Fiscalização de Produtos de Origem Florestal, criado pelo Sipam para reunir informações e facilitar o controle sobre os gêneros ambientais que necessitam de autorização do Estado para circular. “Nossa contribuição em operações conjuntas também foi repassada ao público, assim como nossa experiência com a capacitação em geotecnologias aplicadas à segurança pública, que poderá ser replicada a outros parceiros na Amazônia”, explica Carlos Rodrigues, coordenador de inteligência do Sipam Porto Velho.
Segundo o delegado de polícia civil Osmar Casa, participante do evento, as informações adquiridas no Sipam poderão ser incluídas no plano de capacitação dos profissionais de fronteira, que está sendo elaborado no encontro. “Estamos discutindo em grupos temáticos qual a formação necessária ao profissional de fronteira, assim será definida uma grade curricular para posteriores treinamentos”, revela Casa.
Cerca de 200 policiais e representantes de secretarias estaduais de segurança participam do encontro no Aquarius Selva Hotel.