O deputado Euclides Maciel (PSDB), autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria o programa Bolsa Atleta, defendeu durante discurso em plenário a aprovação da PEC, que segundo ele vai significar a segurança aos atletas que representam Rondônia em competições fora do Estado.
“Hoje, os atletas precisam ir à imprensa, conclamar os empresários e a sociedade para apoiá-los. Com o Bolsa Atleta, o Governo fica autorizado a apoiar, com um valor fixo mensal aos melhores ranqueados nas Federações de esportes olímpicos”, explicou Maciel.
Uma comitiva de para atletas esteve presente às galerias da Casa para acompanhar as discussões. Colocada em votação, a matéria foi aprovada por 16 votos favoráveis. “Com a alteração na Constituição, fica ampliado projeto de Bolsa Estudo, que passa a incluir Bolsa Atleta. Agora, compete ao Executivo encaminhar à Casa um anteprojeto para consolidar esse desejo de todos”, completou Euclides.
De acordo com a proposta, para participar do programa é necessário ter entre 14 e 50 anos; ter nível técnico, comprovado através da Federação Amadora da modalidade correspondente e ou entidades equivalentes, com indicação do "ranking" nacional, estadual ou regional; para modalidade individual: estar classificado até o 4º lugar no ranking estadual; e na modalidade coletiva: ser integrante da seleção estadual com participação em competições nacionais, indicadas pela Federação.
Em aparte, o deputado Jesualdo Pires (PSB) manifestou apoio e parabenizou Maciel pela iniciativa. “É preciso valorizar os atletas locais e o projeto tem esse papel”, observou.
Os deputados Glaucione Rodrigues (PSDC), Zequinha Araújo (PMDB) e Adelino Follador (DEM) também manifestaram apoio em aparte.
Milhas para custear passagens de atletas
Maciel voltou a defender a implantação de projeto que estabelece que as milhas obtidas com as passagens aéreas de secretários e assessores governamentais e deputados estaduais, sejam revertidas para a Secretaria Estadual de Cultura Esportes e Lazer (Secel), para custear as passagens dos atletas.
“Esse projeto está parado, se o Governo vai vetar ou aprovar, não sabemos. Temos que ter uma definição e colocar essa matéria em prática”, completou Maciel.